"O avô fugiu de casa" e Fernando Alvim vai dar-lhe guarida na RTP1

A nova aposta da RTP1 para os serões de sexta-feira é uma criação do radialista e apresentador de 42 anos, que quis pôr à prova o público com mais de seis décadas de vida. O objetivo é "valorizar mais os nossos seniores".
Publicado a
Atualizado a

O novo programa de entretenimento para os serões de sexta-feira vira-se para a população sénior. O Avô Fugiu de Casa, um concurso "para toda a família" mas com concorrentes com mais de 60 anos, estreia-se amanhã, na RTP1, às 22.45. O formato é inovador, tendo sido pensado pelo próprio apresentador, Fernando Alvim. Para o criador do programa da Antena 3 Prova Oral, o programa não é separado de interesses pessoais. "O objetivo é valorizar mais os nossos seniores, até porque já não vou para novo e quando for velho quero ser bem tratado", brincou.

A ideia surgiu quando Alvim notou que nunca tinha havido um programa televisivo que se focasse exclusivamente nos cidadãos mais idosos. "Sempre existiram muitas iniciativas para [programas com] crianças mas... e os seniores?", interrogou-se Alvim, ontem, durante a apresentação do formato nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos. O natural de Mafamude concretizou-o, confessando que sempre achou "muita piada aos nossos avós." "Algo mudou nos últimos 30 ou 40 anos... antes encarava-se as pessoas mais velhas como sábios e escutávamo-las com atenção. Nos últimos anos passou-se a achar que eles já não dizem coisa com coisa", explicou.

A ação do programa desenrola--se em estúdio, opondo duas equipas que representam duas vilas ou cidades do país. No primeiro episódio, cinco representantes de Arruda dos Vinhos vão concorrer contra outros tantos das Caldas da Rainha. Entre as provas, há desafios individuais e tarefas de grupo, como perguntas de cultura geral ou proezas de dificuldade semelhante a mudar a fralda a um bebé de plástico em um minuto.

O Avô Fugiu de Casa vai também primar pela mostra de talentos e para aferir o mesmo fazem parte do painel de jurados a apresentadora Vanessa Oliveira, o humorista João Cunha e o escritor Nuno Camarneiro. Em todas as emissões haverá ainda um jurado convidado, que nesta semana, para a estreia, será o músico Carlos Alberto Moniz.

Os concorrentes seniores foram selecionados através de critérios de "personalidade e diversão", tendo o júri visitado várias zonas do país para selecionar os melhores participantes. Tendo essas características em conta, o concurso vai ter um espaço próprio para os concorrentes poderem exibir as suas qualidades vocais, musicais e de dança. E como um avô que se preze tem sempre uma história para contar, o júri também se vai encarregar de pontuar os melhores contos. Os participantes vão ser "avaliados consoante a expressividade e a criatividade dos mesmos", tal como explicou a jurada Vanessa Oliveira.

Mais: antes de o concurso começar em estúdio, O Avô Fugiu de Casa mostra a realidade envolvente dos participantes e faz uma breve apresentação do concorrente. Para isso, ilustrarão o passado de cada sénior com um "cadastro", explicou Fernando Alvim, exemplificando com a frase de apresentação de um participante, onde se lia "Já colocou galinhas vivas no frigorífico".

Alvim mostrou ainda vontade de fazer história, tornando João Cunha, "que também é mau como pessoa, no jurado "mais mau" da televisão portuguesa". Além de Caldas da Rainha e Arruda dos Vinhos, o programa irá opor outras cidades e vilas, como Póvoa de Varzim, Nazaré e Proença-a-Nova, entre outras. O apresentador manifestou a ambição de visitar as ilhas e considerou esse cenário, mas apenas para uma próxima temporada. "Talvez comecemos pelo mais próximo... pelas Berlengas", atirou.

As equipas concorrentes a O Avô Fugiu de Casa vão conquistando pontos através das provas e das mostras de talento e, consequentemente, ultrapassando, ou não, as várias fases. A primeira temporada do programa conta com 20 equipas, que se vão eliminando até à grande final. O vencedor do formato concebido e apresentado por Fernando Alvim e produzido pela Warner Bros. TV Portugal é premiado com um cruzeiro no Mediterrâneo, válido para dez pessoas.

O Avô Fugiu de Casa estará na faixa horária das 22.45, mas só até que termine a série de ficção portuguesa Miúdo Graúdo, exibida todas as sextas-feiras. Ou seja, a partir de janeiro, o concurso continuará a ser exibido nestes mesmos dias, mas a partir das 22.00.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt