Prémios "O Norte Somos Nós" entregues quinta-feira pela CCDR-N

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) dá a conhecer quinta-feira os sete vencedores dos prémios "O Norte Somos Nós" que visam reconhecer os projetos inovadores apoiados pelo anterior quadro comunitário.

A iniciativa, lançada pela CCDR-N enquanto autoridade gestora do programa operacional "ON.2 -- O Novo Norte" que terminou a 31 de março, partiu de uma base de mais de seis mil projetos de mérito regional, tendo sido identificados 21 finalistas, três por cada uma das sete categorias definidas: Competitividade, Inovação, Investigação, Inclusão, Qualificação, Sustentabilidade e Património.

Na categoria Norte Competitividade os finalistas são "projetos empresariais com investimentos diferenciadores para uma região mais competitiva", nomeadamente: UMG - Universal Museum Guide, Expansão da Quinta do Vallado e Internacionalização da Lambda.

Já no Norte Inovação foram escolhidos para votação três "projetos de empresas em consórcio com entidades do Sistema de I&I (investigação e inovação) ou com outras empresas, que resultaram no desenvolvimento e comercialização de um novo serviço ou produto": MUSA -- Teste de diagnóstico, Gestão e Otimização de Processos Ambientais pela A2O - Água, Ambiente e Organização, Lda e Inovação na produção de rolhas de cortiça pela Azevedos Indústria.

Os finalistas da categoria Norte Investigação são "grupos de investigação de entidades do sistema científico e tecnológico da região que desenvolveram projetos de investigação científica com reconhecido mérito", designadamente: CIMO - Centro de Investigação da Montanha, Associação Fraunhofer Portugal Research Infraestrutura e equipamentos e Programa Integrado RES2INN -- "From Research to Innovation".

Kastelo - Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátrica, Creche da Zona Industrial de Padreiro e Unidade de Cuidados Continuados de Boticas são os três projetos a votos na categoria Norte Inclusão, destinada a premiar "entidades que levaram a cabo projetos de equipamentos sociais no contexto de concursos relativos a equipamentos e serviços coletivos de proximidade, designadamente unidades de cuidados continuados e creches".

Norte Qualificação é o nome da categoria que destaca "entidades públicas com projetos em matéria de economia digital e sociedade do conhecimento e da requalificação da rede de equipamentos da educação pré-escolar e do ensino básico", tendo como finalistas o Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere, o Digital Games Lab e a Operação Escola em Rede.

"Gestão ativa de espaços protegidos e classificados, vocacionados para a promoção do turismo sustentável, e de proteção e celebração da biodiversidade" é o objetivo dos três projetos englobados na categoria Norte Sustentabilidade: FUTURO -- Projeto das 100.000 árvores na AMP, BIOLANDSCAPE - Alto Minho e Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto.

Na sétima categoria Norte Património, os três finalistas são "projetos que privilegiam e valorizam o património cultural da região do Norte", especificamente: Teatro do Bolhão, Museu Internacional de Escultura Contemporânea e Museu Nogueira da Silva.

Os projetos estiveram a votação online do público que, entre 03 e 24 de novembro, "participou em massa", com "mais de 200 mil pessoas" a mobilizarem-se para votar, indica a CCDR-N em comunicado hoje divulgado.

Os prémios O Norte Somos Nós serão atribuídos numa cerimónia agendada para quinta-feira, pelas 21:00, no Museu do Carro Elétrico, no Porto.

Durante o evento serão, igualmente, lembrados emblemas regionais considerados exemplos paradigmáticos da aplicação dos fundos da União Europeia em áreas chave para o desenvolvimento regional.

Segundo a CCDR-N, o ON.2 permitiu criar 7.862 empregos, apoiar 605 novas empresas e mais de 500 projetos empresariais de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT), beneficiar perto de 135 mil alunos com 375 novas escolas na região, reabilitar 70 núcleos urbanos e construir 136 novos quilómetros de estradas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG