"Os Verdes" exigem do Governo obras "urgentes" em escola de Viana do Alentejo

O Partido Ecologista "Os Verdes" exigiu hoje do Governo a "urgente requalificação" da escola básica e secundária de Viana do Alentejo (Évora), alegando que o estabelecimento está degradado e continua a ter coberturas de fibrocimento.
Publicado a
Atualizado a

"Para quando se prevê a urgente requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa", questionam "Os Verdes", numa pergunta que entregaram na Assembleia da República e dirigida ao Governo, através do Ministério da Educação e enviada hoje à agência Lusa.

Na pergunta, assinada pelo deputado José Luís Ferreira, o partido ecologista lembra que o estabelecimento é sede do agrupamento de escolas local e que, "em setembro de 2013", foi inaugurado "um complexo que agrupou o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico".

Mas, apesar disso, alegam "Os Verdes", a escola permanece com problemas: ""Continua com coberturas de fibrocimento" e "ainda é necessário recorrer a baldes e alguidares para recolher a água da chuva".

"As obras de requalificação da escola ficaram por concluir após a inauguração feita em ano de eleições autárquicas", quando "o Governo PSD/CDS e o executivo municipal do PS anunciavam a retirada das coberturas de fibrocimento, mas que nunca chegaram a concretizar na totalidade", pode ler-se no documento.

Segundo o deputado, "em agosto de 2017, mais uma vez em ano de eleições autárquicas, foi anunciado que a Câmara Municipal de Viana do Alentejo" tinha aprovado "um Estudo Prévio relativo à Empreitada de Requalificação" da escola.

"A realidade é que, ainda recentemente, foi possível verificar os efeitos de um dia de chuva, sendo necessário recorrer a baldes e alguidares para recolher a água da chuva e evitar situações de chão alagado e escorregadio, com riscos para as pessoas", critica o deputado.

Além disso, alega, "a proliferação de bolores e fungos afeta o bem-estar dos alunos, bem como do pessoal docente e não docente, existindo ainda amianto na cobertura de pavilhões do edifício, que se apresentam muito degradadas, partidas ou com fissuras, com os riscos conhecidos para todos".

O grupo parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes" considera ser "urgente" proceder à "conclusão das obras deste edifício, já tantas vezes prometida e inaugurada".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt