Serenatas em aldeia de Arganil retomam ciclo dedicado ao fado de Coimbra
Integrada num novo conjunto de espetáculos do ciclo "À volta do fado", a iniciativa "Serenatas à janela" conta com a participação de Bruno Costa (guitarra portuguesa), Nuno Botelho (guitarra clássica) e António Ataíde (voz).
São Martinho da Cortiça, no distrito de Coimbra, acolhe no primeiro dia de setembro, às 21:00, atuações "em vários locais da aldeia, replicando as tradicionais serenatas estudantis", segundo a organização do "Coimbra Região de Cultura".
Trata-se de "uma rede de programação patrimonial e cultural" que assumiu a organização de mais de 150 iniciativas, todas com entrada livre, nos 19 municípios que integram a Região de Coimbra.
No ciclo "À volta do fado", a programação "cruza o fado e a canção de Coimbra com diversas artes, saberes e sabores da cultura nacional".
Em "Serenatas à janela", no sábado, serão realizadas atuações breves em três locais diferentes de São Martinho da Cortiça, culminando o serão com um espetáculo no largo da Igreja Matriz, previsto para as 21:40.
"Pretendendo homenagear o legado do fado e da canção de Coimbra como património imaterial único, e fortalecer a sua conexão com os territórios", o ciclo "À volta do fado" inclui ainda, em setembro, os espetáculos "Coimbra com Vitorino' (Oliveira do Hospital) e "Fado pintado" (Penela), no dias 22 e 29, respetivamente.
Um julho, no âmbito do mesmo programa, já foram realizados concertos em Mira e Coimbra.
O ciclo encerra no dia 27 de abril de 2019, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz, com o espetáculo "Fado dançado", que articula temas da canção de Coimbra com dança contemporânea pela Escola de Dança do Colégio Rainha Santa.