Santa Maria da Feira eleita Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2018

Santa Maria da Feira foi eleita "Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2018", anunciou hoje a autarquia a propósito da associação transfronteiriça que envolve 38 cidades do noroeste peninsular, em Portugal e Espanha.

"Nos últimos anos temos potenciado e promovido grandes eventos para além das nossas fronteiras, como a [recriação histórica] Viagem Medieval, o [festival internacional de artes de rua] Imaginarius e o [parque temático natalício] Perlim, e temos vindo a atrair cada vez mais público nacional e estrangeiro, e a conquistar mais mercados", declara em comunicado Emídio Sousa, presidente da autarquia portuguesa distinguida.

Para o autarca, "esta designação do Eixo Atlântico é o reconhecimento dos pares do Norte de Portugal e da Galiza" de que Santa Maria da Feira é "um concelho onde a cultura é um investimento e não uma despesa".

Com base nessa distinção, Emídio Sousa adianta que a eleição de Santa Maria da Feira como Capital da Cultura do Noroeste Peninsular "vai ter um enorme impacto naquilo que vai ser a estratégia" do seu mandato autárquico.

Já para Gil Ferreira, vereador da Cultura na Câmara da Feira, as atenções que vão recair sobre o município ao longo de 2018 resultam de "um trabalho de anos", que elevou o concelho a "capital nacional dos grandes eventos do lazer e entretenimento em Portugal".

"Podemos ombrear com o que de melhor se faz em Lisboa e no Porto", defende o vereador, acrescentando que "a Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2018 é apenas mais uma etapa no caminho de trabalho, inovação e vanguardismo".

O mesmo comunicado da autarquia recorda que a produção dos eventos apontados como "expoentes máximos" da atividade cultural de Santa Maria da Feira são "maioritariamente produzidos, encenados e realizados" por associações locais, "numa demonstração de grande riqueza e competência performativa".

Em 2017, a Viagem Medieval atraiu à cidade cerca de 600 mil pessoas, sendo que o programa do festival Imaginarius contou com cerca de 400 artistas de 13 países. Por sua vez, o parque temático Perlim, que volta a abrir ao público no próximo dia 01 de dezembro, recebeu em 2016 mais de 100 mil visitantes.

Ler mais

Exclusivos