OE2019: Associação da GNR diz que Governo recorre a "malabarismos de números" sobre efetivo

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) considerou hoje que o Governo "não é de boas contas" e recorre "a malabarismos de números" para passar a ideia de um efetivo da GNR que "não existe" na realidade.
Publicado a
Atualizado a

Num comunicado divulgado após o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, ter apresentado, na quinta-feira, no parlamento a proposta Orçamento do Estado (OE) para 2019, a APG refere que o mapa de pessoal da Guarda Nacional Republicana apresentado pela tutela "prima pela falta de clareza e rigor".

A APG adianta que o Ministério da Administração Interna indica que a GNR tem um efetivo de 24.742 este ano, mas o mapa de pessoal da corporação apresenta 20.257.

"Mesmo somando os profissionais que prestam serviço nos Serviços Sociais, 53, seriam 20.310. E, se ainda somarmos 1.494 de profissionais na reserva, na efetividade de serviço, teríamos um total de 21.804, número distante dos 24.742 apresentados. E se se quiser induzir em erro, poder-se-á até somar os 1.110 civis, o que totalizará 22.914 e continuamos longe do número apresentado no documento", refere a associação mais representativa da GNR.

A APG considera que o Governo "não é de boas contas" e "está a querer ludibriar a opinião pública" ao passar "a ideia de um efetivo da GNR que não existe de facto".

Esta associação socioprofissional criticou também o ministro Eduardo Cabrita "pela falta de capacidade em responder às questões colocadas pelos deputados" durante a discussão na especialidade da proposta do OE.

A APG refere que "não aceita ficar mais um ano a aguardar" pela apresentação de propostas sobre a contabilização do tempo em que as carreiras estiveram congeladas, sublinhando que as negociações deviam ter sido iniciadas em 2018.

No comunicado, a APG refere ainda que o investimento na GNR "é parco" e, como exemplo, menciona que um terço das viaturas da corporação estão paradas por falta de assistência.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt