Macau na rede das Cidades Criativas ajuda à diversificação económica de Macau -- académico

O professor do Instituto de Formação Turística de Macau, David Wong, considera a designação para a rede das Cidades Criativas da UNESCO na área da gastronomia como "uma notícia muito boa" e uma oportunidade para a diversificação económica.
Publicado a
Atualizado a

Macau foi na terça-feira designada Cidade Criativa da UNESCO na área da gastronomia. É a terceira cidade na China, a seguir a Chengdu e Shunde, com este título gastronómico.

"É uma notícia muito boa para Macau. No IFT [Instituto de Formação Turística de Macau], nós participámos no processo [de candidatura] e trabalhámos com os Serviços de Turismo para ter esta designação", disse hoje David Wong, em declarações à agência Lusa.

Wong acredita que a entrada de Macau para a rede de Cidades Criativas na área da gastronomia vai trazer "definitivamente" mais oportunidades para a economia da região, que é altamente dependente do jogo.

"Esta designação vai ajudar ao turismo, porque muitas pessoas vêm a Macau para jogar, o que para mim não é muito bom. Devíamos diversificar", disse.

David Wong espera que o novo título funcione como atrativo para que quem aprecie comida visite a cidade: "Assim, [os visitantes] virão a Macau não para jogar, mas por causa da comida, o que eu acho brilhante".

O professor adiantou que, na sequência da designação, o IFT está a desenvolver esforços para a criação de um centro de gastronomia.

"Estamos a tentar ver de locais onde possamos desenvolver este centro de gastronomia", afirmou.

Com base na oferta de cursos atual, "no IFT já temos uma estrutura forte para construir a próxima geração de cozinheiros e chefes, mas com esta designação vamos tentar melhorar e fazer mais cozinha local, mais cozinha macaense e ter um centro de gastronomia apenas para Macau", sublinhou.

"Quanto tempo vai levar [até termos este centro de gastronomia]? Não sabemos, porque apenas tivemos a designação ontem [terça-feira]. A doutora Fanny [Vong, presidente do IFT] já está a falar disto com os Serviços de Turismo e com o secretário [para os Assuntos Sociais e Cultura]. Agora estamos à procura de um local", disse.

No total, 64 cidades de 44 territórios foram designadas como criativas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em sete áreas: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, música, artes e media.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada em 2004 para fortalecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade um fator estratégico de desenvolvimento urbano sustentável com impacto social, cultural e económico.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt