Empresários luso-andaluzes juntam-se em Tavira para potenciar novos negócios

A promoção de contactos diretos entre empresários para explorar novas oportunidades de negócio é o objetivo do VI Encontro Empresarial Luso-Andaluz, que juntará mais de uma centena de participantes na quinta-feira, em Tavira, disse à agência Lusa a organização.
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Manuel Abad é técnico da Sociedade da Deputação de Sevilha para a Promoção do Desenvolvimento Económico e do Turismo (Prodetur), organizadora da iniciativa, e explicou à Lusa que o encontro permite que as pequenas e médias empresas da província de Sevilha e da Andaluzia contactem com as do Algarve e potenciem novas possibilidades de negócio.

Este vai ser o VI Encontro Empresarial Luso-Andaluz e Manuel Abad fez um balanço positivo dos resultados que as edições anteriores já permitiram alcançar, embora a Prodetur só agora vá iniciar a análise para quantificar com exatidão os negócios estabelecidos com estas parcerias, observou.

"Tudo começou há seis anos e procurávamos facilitar as relações entre duas regiões que estão muito próximas. Achamos que há um campo de negócios comum entre empresas do Algarve e do sul de Portugal e sevilhanas ou andaluzas, porque há empresas também de outras províncias da Andaluzia", considerou o responsável técnico do Encontro Empresarial, iniciativa que conta "desde a primeira hora com a colaboração da Câmara de Tavira".

A mesma fonte disse que a sociedade de promoção de desenvolvimento económico sevilhana quer que as pequenas e médias empresas dos dois lados da fronteira "se conheçam para estabelecer relações, procurar fornecedores, procurar novos potenciais clientes", mas para "sobretudo permitir que se conheçam e que tenham um sítio onde possam falar e procurar novos negócios".

"Não temos nenhuma dúvida disso, porque várias empresas sevilhanas, que são aquelas com quem mais contactamos, repetem a presença de ano para ano. E algumas delas já fizeram bons negócios", respondeu Manuel Abad, ao ser questionado sobre se os resultados dos contactos estabelecidos em edições anteriores eram positivos.

O técnico da Prodetur deu o exemplo de "um produtor de vinho algarvio" que, depois dos contactos estabelecidos neste encontro luso-andaluz, "já começou a vender para uma grande cadeia de supermercados" espanhola, a Mercadona, o que demonstra, no seu entender, que "há empresas que conseguem retirar benefícios deste tipo de contactos".

Se num início o Encontro Empresarial Luso-Andaluz privilegiava setores como "o turístico, o energético, o da construção ou agroindustrial", a organização viu depois que havia interesse de muitos outros setores em participar e hoje a iniciativa é "mais transversal", disse.

"Por exemplo, uma empresa turística podia procurar uma de elevadores para instalar na sua sede. Era uma situação que não pensámos que pudesse acontecer logo de início, mas de repente criava-se ali um negócio. Por isso, não quisemos fechar a participação a determinados setores e decidimos abrir o encontro, para que cada um retire o proveito que mais lhe interessar dos contactos com outros participantes", justificou.

O técnico da Prodetur disse ainda que o VI Encontro Luso-Andaluz, marcado para entre as 09:30 e as 16:00, no hotel Vila Galé Tavira, conta já "cerca de 120 empresários inscritos" de ambos os lados da fronteira, embora com predominância dos andaluzes.

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