Educação na natureza em Coimbra envolveu 1.300 crianças em três anos

O projeto Limites Invisíveis, que promove a educação na natureza a partir da Mata do Choupal, em Coimbra, já envolveu 1.300 crianças desde a sua criação em 2016.
Publicado a
Atualizado a

O projeto "tem vindo a alargar as suas ofertas educativas e formativas", depois de há três anos ter lançado o programa Casa da Mata, destinado a crianças de Coimbra em etapa de educação pré-escolar.

"O alargamento destas ofertas tem proporcionado a muitas crianças um contacto regular com a natureza", afirma em comunicado a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC).

O consórcio responsável pelo desenvolvimento do Limites Invisíveis integra a ESEC, o Centro de Apoio Social dos Pais e Amigos da Escola (CASPAE) e a Universidade de Aveiro, através do Departamento de Educação e Psicologia, com apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Além dos programas Casa da Mata, para crianças dos três aos seis anos, o projeto promove outras ofertas educativas, como "Um salto à Mata", para crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e "Um dia na Casa da Mata", em formato de visita de estudo.

São realizados também campos de férias durante as interrupções letivas, dirigidos a crianças dos três aos 10 anos.

"Investindo na formação e na consultoria, tendo sempre presente a qualidade científico-pedagógica e a contextualização de práticas na natureza, o projeto Limites Invisíveis tem procurado responder ao interesse evidenciado por profissionais de educação e famílias com ações de formação de diferentes formatos, bem como com processos de consultoria a organizações que procuram apoio no desenho de ofertas educativas, tendo a natureza como lugar privilegiado para o desenvolvimento de processos de ensino e de aprendizagem", adianta a ESEC na nota.

A investigação, segundo a instituição, que faz parte no Instituto Politécnico de Coimbra, "é igualmente uma dimensão essencial" no projeto.

Sendo um "elemento de monitorização da qualidade" do Limites Invisíveis, a investigação contribui ainda para a "construção de conhecimento neste domínio", contando para o efeito com o trabalho de diversos parceiros nacionais e internacionais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt