Concluída operação de financiamento da central elétrica de Ressano Garcia em Moçambique

A petrolífera pública sul-africana Sasol anunciou hoje a conclusão das operações de financiamento que permitiram a construção da central elétrica a gás natural de Ressano Garcia, em Moçambique, inaugurada em 2014.
Publicado a
Atualizado a

"A Sasol disponibilizou o empréstimo intercalar ao projeto até à conclusão bem-sucedida do financiamento", o que aconteceu no início deste ano, refere em comunicado.

"A empresa Central Térmica de Ressano Garcia S.A. (CTRG), uma parceria conjunta entre a Sasol Energy e a Electricidade de Moçambique (EDM), anuncia que, a 02 de Janeiro de 2018, chegou a um acordo financeiro final no âmbito da sua operação de financiamento do projeto no valor de 189 milhões de dólares americanos", lê-se no documento.

O financiamento organizado pelo Absa Bank, engloba empréstimos pela International Finance Corporation (IFC, membro do grupo Banco Mundial), Proparco - Société de Promotion et de Participation pour la Coopération Economique e inclui um empréstimo de cobertura contra riscos políticos concedido também pelo Absa Bank.

A central representou um investimento de 250 milhões de dólares (204 milhões de euros) e é abastecida com gás natural explorado pela Sasol em Pande e Temane, na província de Inhambane.

O gás é transportado por um gasoduto de 865 quilómetros até junto da fronteira da África do Sul, onde alimenta 18 turbinas a gás com uma capacidade de produção de 175 megawatts de eletricidade destinada sobretudo à zona sul de Moçambique.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt