Capela em Idanha-a-Nova com formato de tenda e inspirada no lenço escutista

Os arquitetos e antigos escuteiros Pedro Ferreira e Helena Vieira são os autores do projeto da nova capela construída no Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE), no Monte Trigo, em Idanha-a-Nova, foi hoje anunciado.
Publicado a
Atualizado a

"Para além do formato de tenda, as formas apontam também para o próprio lenço escutista e o modo como este assenta no pescoço", explica, em comunicado, Helena Vieira.

A arquiteta realça ainda os sentimentos potenciados pelo lugar: "A proteção, o encontro, o silêncio perante a paisagem, tudo é espetacular perante este sistema de vistas tão interessante".

O projeto pretende valorizar o ambiente intimista do local, aliado ao espírito escutista de comunhão com a natureza, sendo que a nova capela encontra-se no Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE) em Idanha-a-Nova e teve a sua cerimónia de dedicação durante o 23.º acampamento nacional de escuteiros (ACANAC).

Pedro Ferreira, que partilha a autoria do projeto com Helena Vieira, valoriza o ambiente criado sempre que a noite cai.

"A luz, que parte de baixo e se projeta no conjunto e na grande cruz, valoriza estas dimensões", sublinha.

Este novo templo, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, assenta numa estrutura de madeira, símbolo também das construções dos escuteiros, protegida apenas por um revestimento em zinco escuro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt