Mais do que números de sucesso, Victor Pardal disse, em entrevista à agência Lusa, que o principal mérito das UAARE está em proporcionar aos jovens atletas a capacidade de conciliar dois universos: a escola e o desporto.."O modelo UAARE permite a estes jovens estarem numa situação de equidade. Isto é, a dificuldade que tinham em conciliar a escola com o sucesso desportivo é agora um suporte fornecido pelas UAARE. O paradigma do modelo UAARE é criar situações pedagógicas que produzam condições de oportunidade para que estes atletas, mediantes as suas limitações, de forma diferenciada, tenham possibilidade de ter sucesso escolar", explica o responsável..Victor Pardal pode ser apelidado como o 'pai' deste projeto. Ainda professor, em Montemor-o-Velho, percebeu que alguns dos seus alunos, que eram também atletas, tinham dificuldade em ter o rendimento escolar esperado e que isso, em grande parte, se devia à falta de um enquadramento pedagógico específico. Nasceu assim o Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento (GAAR).."Estivemos seis anos com esse projeto circunscrito a uma escola, e em 1996 fui convidado a replicar este projeto a nível nacional, surgindo então as UAARE", conta o coordenador nacional, que realça que se trata hoje de um modelo "mais evoluído e aperfeiçoado, com 16 escolas, de Braga a Lagoa, e mais 350 alunos/atletas"..Com orgulho, Victor Pardal sublinha que o percurso tem sido sempre ascendente e, para demonstrá-lo, socorre-se dos números do bom desempenho académico, "visível na taxa de sucesso escolar, que foi de 92,2% no ano passado".."Temos vários campeões do mundo, da Europa e campeões nacionais, e a taxa de 'dropout', que avalia a taxa de abandono escolar, as questões emocionais destes jovens e a forma como se faz a conciliação, está em 1,5%, quando estudos europeus mostram uma média de entre os 4 e os 11%. Tudo isto significa que o trabalho está a ser bem feito", salienta o coordenador nacional destas unidades..As UAARE são um projeto pedagógico que visa uma articulação eficaz entre a escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.