Polícia Municipal do Porto passa a ter viaturas com câmaras para fiscalizar estacionamento em segunda fila
A partir da próxima segunda-feira (20), os condutores na cidade do Porto devem pensar ainda melhor ao equacionar estacionar em segunda fila, no passeio ou outras zonas não permitidas. A Polícia Municipal do Porto vai começar a dar uso às viaturas equipadas com câmaras para fiscalização móvel automática do estacionamento abusivo, fazendo com que nem seja preciso aos agentes pararem e passarem multa física na hora para que a infração seja punida. A surpresa, para os infratores, chegará mais tarde pelo correio.
O objetivo da nova medida, apresentada esta quinta-feira (16) pelo comandante António Leitão da Silva e pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, é combater o estacionamento em segunda fila - "que é, definitivamente, aquilo que mais prejudica o trânsito na cidade do Porto" - e em zonas destinadas a residentes, problemas que têm causado grandes constrangimentos no trânsito da cidade.
Segundo Leitão da Silva, este sistema utiliza tecnologia avançada para registar automaticamente as matrículas de veículos estacionados de forma irregular, promovendo um efeito dissuasor. “A simples passagem de um carro patrulha com câmaras pode reduzir infrações ao desincentivar comportamentos incorretos”, afirmou.
Depois de alguns dias de testes, as infrações detetadas passam a ser punidas já a partir de segunda-feira.
Além do estacionamento em segunda fila, as novas medidas visam garantir o acesso em ruas estruturantes, frequentemente bloqueadas por carros estacionados de forma inadequada, o que pode impedir a passagem de veículos de emergência como ambulâncias e bombeiros, acrescenta o responsável, que rejeita que se trate de uma caça à multa.
António Leitão da Silva aublinhou que muitas vezes há "ruas estruturantes na cidade do Porto, que devido a um estacionamento irregular, e às vezes absolutamente impensado de alguns condutores, não permitem, por exemplo, passar uma ambulância ou um carro de bombeiros para ir a casa de uma pessoa". "Isso é um comportamento não só inadequado, como inadmissível numa sociedade democrática", acrescentou.
No próximo mês, a partir de 3 de fevereiro, também a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) iniciará a fiscalização em faixas BUS e paragens de autocarros. Estas iniciativas somam-se ao uso de radares móveis, que começaram a operar em 2024, e à aquisição de 24 novos veículos para reforçar o trabalho de fiscalização ao longo deste ano.
Rui Moreira destaca mais de meio milhão investidos
A autarquia garante que o combate ao estacionamento irregular é fundamental. O autarca Rui Moreira destacou ainda os esforços da autarquia nos últimos 10 anos, com mais de meio milhão de euros investidos na fiscalização do trânsito. Para aumentar a fiscalização, a autarquia espera a admissão de 31 novos agentes, passando a polícia municipal a "contar com mais de 50 agentes especializados na fiscalização de trânsito".o presidente da câmada do Porto disse também que a autarquia está a estudar "a instalação de radares fixos de controlo do excesso de velocidade", cujo objetivo é "reduzir a sinistralidade".
108 multas por dia em 2024
No ano passado, a Polícia Municipal do Porto emitiu 39.657 autos de contraordenação, uma média de 108 multas por dia, e removeu 16.897 veículos, equivalente a 46 carros por dia. O estacionamento irregular em faixa de rodagem, local reservado ou passeios destacou-se entre as infrações mais comuns:
- 6.048 multas por estacionamento em faixa de rodagem de trânsito bidirecional.
- 5.376 infrações em locais reservados, incluindo 1.077 casos em lugares para pessoas com deficiência.
- 5.172 remoções de veículos estacionados em passeios, prejudicando a circulação pedonal.
Das 54.287 chamadas recebidas pela Polícia Municipal em 2024, 75% foram relacionadas a problemas de trânsito, o que é prova da dimensão do desafio.
com Lusa