Reino Unido envia jatos para intercetar bombardeiros russos a norte da Escócia

Dois bombardeiros russos voavam a norte das Ilhas Shetland, na Escócia, e foram intercetados por dois jatos do Reino Unido.
Publicado a
Atualizado a

Jatos do Reino Unido foram escalados na manhã desta segunda-feira para responder a dois bombardeiros russos a voar a norte das Ilhas Shetland, na Escócia, anunciou o Ministério da Defesa da Grã-Bretanha em comunicado.

O ministério disse que os jatos monitorizaram dois bombardeiros russos de patrulha marítima de longo alcance Tu-142 enquanto transitavam perto das Ilhas Shetland no Mar do Norte "dentro da área de policiamento aéreo do norte da NATO".

Os jatos Typhoon da Royal Air Force foram despachados da RAF Lossiemouth, um aeródromo militar em Moray, no nordeste da Escócia, e juntaram-se a um navio-tanque Voyager que permaneceu no ar durante a missão para oferecer reabastecimento em pleno voo, se necessário.

"As equipes da RAF em Lossiemouth mantêm uma vigilância constante sobre o espaço aéreo do Reino Unido e estão sempre prontas para agir a qualquer momento para manter o nosso país seguro", disse o ministro das Forças Armadas, James Heappey, em comunicado.

"Os pilotos lançaram os seus jatos Typhoon para intercetar dois bombardeiros russos de longo alcance esta manhã, monitorizando-os enquanto passavam ao norte das Ilhas Shetland, prontos para combater qualquer ameaça potencial ao território do Reino Unido", acrescentou.

Os Typhoon voltaram à sua base, de acordo com o ministério.

Incidentes relacionados com aeronaves russas e ocidentais multiplicaram-se nos últimos meses, no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt