Países Baixos apreendem recorde de 8.000 quilos de cocaína em Roterdão

Os portos de Roterdão, nos Países Baixos, e de Antuérpia, na Bélgica, são as principais portas de entrada da cocaína latino-americana no continente europeu.
Publicado a
Atualizado a

As autoridades alfandegárias dos Países Baixos apreenderam mais de 8.000 quilos de cocaína, em Roterdão, naquela que foi a maior apreensão de droga de sempre no país, revelou esta quinta-feira o Ministério Público da cidade.

A droga tinha um valor estimado de 600 milhões de euros, informaram os procuradores, em comunicado, adiantando que foi descoberta num contentor de bananas oriundo do Equador, sendo, depois, destruída.

A apreensão ocorreu em 13 de julho, mas ainda não resultaram quaisquer detenções da investigação em curso, mantida em segredo até esta quinta-feira, que aconteceu um dia após um candidato presidencial do Equador, conhecido por se insurgir contra os cartéis de droga e a corrupção no país sul-americano, ter sido morto a tiro num comício.

O crescimento do tráfico de droga na Europa está a alimentar a violência e a corrupção naquele continente, de acordo com um relatório publicado em junho pela agência da União Europeia que monitoriza as drogas e os comportamentos aditivos.

Segundo o documento, foram confiscadas 303 toneladas de cocaína pelos países membros da União Europeia em 2021, uma quantidade recorde na zona económica exclusiva.

Ainda segundo o mesmo relatório, os portos de Roterdão, nos Países Baixos, e de Antuérpia, na Bélgica, são as principais portas de entrada da cocaína latino-americana no continente europeu.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt