MNE russo critica política "perigosa" dos EUA face à Coreia do Norte

Serguei Lavrov acusa norte-americanos de estarem "a deslocar infraestruturas estratégicas para a região, incluindo elementos nucleares".
Publicado a
Atualizado a

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo denunciou esta quinta-feira "a perigosa" política militar dos Estados Unidos e dos aliados japoneses e sul-coreanos em relação à Coreia do Norte, após conversações em Pyongyang com dirigentes norte-coreanos.

"Tal como os nossos amigos norte-coreanos, estamos seriamente preocupados com a intensificação das atividades militares dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul na região e com a política de Washington (...). Opomo-nos a esta linha não construtiva e perigosa", declarou Serguei Lavrov à imprensa.

Os norte-americanos estão "a deslocar infraestruturas estratégicas para a região, incluindo elementos nucleares", afirmou, sem pormenorizar.

"Opomo-nos a esta linha não construtiva e perigosa", acrescentou.

Em visita oficial à Coreia do Norte desde quarta-feira, Lavrov afirmou que Moscovo, Pequim e Pyongyang "procuram propor alternativas construtivas à escalada das tensões" na região.

"Somos a favor do estabelecimento de um processo de negociação regular sobre questões de segurança na península coreana, sem condições prévias", disse aos jornalistas.

Esta visita à Coreia do Norte surge num momento de aproximação entre Moscovo e Pyongyang, num contexto de conflito na Ucrânia, com os Estados Unidos a temerem que a Rússia procure obter armas para uma ofensiva junto do vizinho norte-coreano.

Lavrov saudou a Coreia do Norte como um "vizinho próximo e parceiro de longa data" numa reunião que durou pouco mais de uma hora, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia num comunicado.

"Depois da cimeira histórica... podemos dizer com confiança que as relações atingiram um nível estratégico qualitativamente novo", disse o diplomata russo ao ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Choe Son Hui, numa reunião.

O representante de Moscovo também manifestou interesse em ajudar a Coreia do Norte nas suas necessidades energéticas, uma fonte constante de luta para Pyongyang, fortemente sancionada. "Há exploração geológica, há também planos para o fornecimento de recursos energéticos e outros bens que os nossos amigos precisam", disse Lavrov.

Ambas as questões energéticas serão discutidas numa reunião conjunta marcada para novembro, acrescentou.

Lavrov, que depositou coroas de flores em monumentos alusivos aos ex-líderes norte-coreanos Kim Il Sung e Kim Jong Il pela manhã, chegou a Pyongyang na noite de quarta-feira depois de acompanhar Putin numa viagem a Pequim.

Num jantar de boas-vindas, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo elogiou o apoio de Pyongyang à guerra em curso da Rússia na Ucrânia. "Valorizamos muito o seu apoio inequívoco e de princípios às ações da Rússia em conexão com a operação militar especial na Ucrânia", disse Lavrov, citado pela agência de notícias russa RIA Novosti.

Em setembro, o Presidente russo, Vladimir Putin, recebeu o líder norte-coreano, Kim Jong-un no Extremo Oriente russo para uma cimeira com grande pompa, mas, na altura, o Kremlin garantiu não ter assinado qualquer acordo na ocasião.

De acordo com o Kremlin, as conversações de Lavrov esta semana deverão lançar as bases para uma futura visita de Putin à Coreia do Norte.

"Os contactos entre as duas capitais vão continuar", frisou o chefe da diplomacia russa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt