Líder da polícia da Colômbia usou exorcismos e orações para combater o crime

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, não está preocupado com as declarações de Henry Sanabria. "Conhecemos as crenças do general, mas tentamos garantir que essas crenças não afetem as regras, é simples", disse.

O diretor-geral da Polícia Nacional da Colômbia disse que ele e outros agentes usaram exorcismos e orações para combater o crime e os criminosos mais poderosos do país, incluindo Pablo Escobar, um dos maiores traficantes de droga do mundo, morto em 1993.

Sentado no seu gabinete cercado por crucifixos, imagens da Virgem Maria e outros símbolos católicos, o general Henry Sanabria disse aos media locais no sábado que estas práticas religiosas ajudaram a polícia nos últimos 50 anos de conflito armado naquele país sul-americano. Como exemplos, lembrou as operações policiais nas quais foram mortos Escobar (em 1993), o líder guerrilheiro das FARC, Alfonso Cano, (2011) e o seu chefe militar conhecido como "Mono Jojoy" (2010).

"A existência do diabo é certa. Eu já o vi. Eu já o senti", disse Sanabria em entrevista à revista Semana, fazendo o sinal da cruz a cada menção ao diabo.

Sanabria afirmou ainda que os criminosos usaram bruxaria e disse que numa operação um policial conseguiu matar um deles "rezando enquanto atirava".

Estas declarações provocaram debates acesos nas redes sociais da Colômbia, um país secular com tradições católicas. Mas o presidente Gustavo Petro não manifestou preocupação. "Conhecemos as crenças do general, mas tentamos garantir que essas crenças não afetem as regras, é simples", disse. "Acho que ele as respeitou, até onde sabemos."

Declarações anteriores do líder da polícia colombiana também já haviam causado polémica. Sanabria manifestou-se contra o aborto, que é legal na Colômbia até a 24ª semana de gravidez, e o uso de preservativos, que ele chamou de "método abortivo".

Em outubro passado, descreveu o Halloween como um feriado "satânico" e escreveu um tweet sobre o Dia da Mulher a 8 de março que foi acusado de ser sexista. "O charme de uma mulher faz o seu marido feliz e se ela for razoável, pode fazê-lo durar. Uma mulher discreta é um presente do Senhor", escreveu ele.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG