Líder da polícia da Colômbia usou exorcismos e orações para combater o crime
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, não está preocupado com as declarações de Henry Sanabria. "Conhecemos as crenças do general, mas tentamos garantir que essas crenças não afetem as regras, é simples", disse.
O diretor-geral da Polícia Nacional da Colômbia disse que ele e outros agentes usaram exorcismos e orações para combater o crime e os criminosos mais poderosos do país, incluindo Pablo Escobar, um dos maiores traficantes de droga do mundo, morto em 1993.
Relacionados
Sentado no seu gabinete cercado por crucifixos, imagens da Virgem Maria e outros símbolos católicos, o general Henry Sanabria disse aos media locais no sábado que estas práticas religiosas ajudaram a polícia nos últimos 50 anos de conflito armado naquele país sul-americano. Como exemplos, lembrou as operações policiais nas quais foram mortos Escobar (em 1993), o líder guerrilheiro das FARC, Alfonso Cano, (2011) e o seu chefe militar conhecido como "Mono Jojoy" (2010).
"A existência do diabo é certa. Eu já o vi. Eu já o senti", disse Sanabria em entrevista à revista Semana, fazendo o sinal da cruz a cada menção ao diabo.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Sanabria afirmou ainda que os criminosos usaram bruxaria e disse que numa operação um policial conseguiu matar um deles "rezando enquanto atirava".
Estas declarações provocaram debates acesos nas redes sociais da Colômbia, um país secular com tradições católicas. Mas o presidente Gustavo Petro não manifestou preocupação. "Conhecemos as crenças do general, mas tentamos garantir que essas crenças não afetem as regras, é simples", disse. "Acho que ele as respeitou, até onde sabemos."
Declarações anteriores do líder da polícia colombiana também já haviam causado polémica. Sanabria manifestou-se contra o aborto, que é legal na Colômbia até a 24ª semana de gravidez, e o uso de preservativos, que ele chamou de "método abortivo".
Em outubro passado, descreveu o Halloween como um feriado "satânico" e escreveu um tweet sobre o Dia da Mulher a 8 de março que foi acusado de ser sexista. "O charme de uma mulher faz o seu marido feliz e se ela for razoável, pode fazê-lo durar. Uma mulher discreta é um presente do Senhor", escreveu ele.