Fundo arrecada um milhão de euros para apoiar polícia que matou jovem em França

Apoio financeiro de milhão de euros dado a polícia que mata jovem de 17 anos, gera nova onda de conflitos na França.
Publicado a
Atualizado a

Um milhão de euros foi quanto já angariou um fundo criado para apoiar a família do polícia que disparou sobre o jovem Nahel, acabando por matá-lo, em Paris.

Às 12.00 horas desta segunda-feira, o fundo de apoio contava com cerca de 50 600 doações, com um valor total de um milhão de euros.

"Apoio à família do polícia de Nanterre, Florian M., que fez o seu trabalho e está a pagar um preço elevado", pode ler-se no texto de angariação de fundos, criado por Jean Messiha, ex-porta-voz do político de extrema-direita Éric Zemmour.

O agente, que matou Nahel na última terça-feira durante um controlo de trânsito, encontra-se atualmente em prisão preventiva acusado de homicídio doloso. A morte do jovem de 17 anos tem provocado alguma revolta e inúmeros protestos por parte dos civis.

A criação e o sucesso desta angariação de fundos deu origem a várias manifestações de indignação por parte da oposição de esquerda. A deputada Clémence Guetté denunciou através da sua conta no Twitter "uma absoluta indecência e horror".

"A mensagem? Vale a pena matar um jovem árabe", condenou a eurodeputada de esquerda Manon Aubry, que pediu a eliminação da angariação no site Gofundme.

Um porta-voz do site disse à AFP que a angariação em causa está "de acordo" com as regras, já que os valores "serão pagos diretamente à família em questão", apresentada como "beneficiária".

Em relação à existência de outros fundos de apoio, no site Leetchi, foram recolhidos quase 60 000 euros para auxiliar família do polícia. Enquanto num outro site, a família de Nahel obteve quase 200 000 euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt