Cerca de 45 mil moscovitas lutam na Ucrânia

Rússia e Ucrânia raramente comunicam sobre o número total de militares envolvidos no conflito ou sobre as respetivas perdas.
Publicado a
Atualizado a

45 mil moscovitas estão a participar nas operações de combate na Ucrânia, revelou esta quarta-feira o autarca da capital russa, Sergei Sobyanin, dando assim uma rara estimativa das forças mobilizadas.

"Quarenta e cinco mil moscovitas estão a lutar na área da operação militar especial", disse Sobyanin, citado pela agência de notícias russa Interfax.

Refira-se que Rússia e Ucrânia raramente comunicam sobre o número total de militares envolvidos no conflito ou sobre as respetivas perdas.

O autarca acrescentou que os militares moscovitas representam "uma parte considerável" dos combatentes presentes, e entre eles estão "pelo menos 5000 pessoas que são soldados profissionais".

A partir de agosto, o vice-presidente do Conselho de Segurança, Dmitry Medvedev, disse que a Rússia alistou mais de 230 mil pessoas no exército desde o início do ano.

Em setembro do ano passado, o presidente Vladimir Putin anunciou uma mobilização militar "parcial" de 300 mil homens para reabastecer as tropas.

O anúncio - a primeira mobilização da Rússia desde a Segunda Guerra Mundial - chocou todo o país quando milhares de homens foram convocados para o exército.

Recusando-se a anunciar uma segunda campanha de mobilização, Moscovo optou por uma campanha massiva de relações públicas, na esperança de atrair os russos com incentivos financeiros.

O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, disse no ano passado que o tamanho do exército da Rússia aumentaria para 1,5 milhão de pessoas, enquanto a Rússia avança com a sua ofensiva na Ucrânia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt