Caça russo deixa cair munição e provoca explosão em Belgorod, cidade perto da fronteira com Ucrânia

Autoridades de Belgorod reportaram uma grande explosão e uma enorme cratera no centro da cidade russa. Duas mulheres ficaram feridas.
Publicado a
Atualizado a

Um caça das forças de Moscovo deixou cair munição sobre a cidade russa de Belgorod, próxima da fronteira com a Ucrânia, informou na quinta-feira o Ministério da Defesa russo, depois das autoridades locais terem reportado uma explosão que feriu duas pessoas.

A aviação russa sobrevoa Belgorod regularmente desde o início da ofensiva na Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022.

Na noite desta quinta-feira, as autoridades locais relataram uma grande explosão em Belgorod que deixou uma enorme cratera no centro da cidade e feriu duas mulheres.

Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, disse que a explosão provocou uma onda de choque que danificou quatro apartamentos e quatro carros e derrubou postes de energia.

"Houve uma explosão", disse Gladkov numa mensagem na rede social Telegram. Equipas de investigação e representantes do Ministério de Emergências estiveram no local, acrescentou.

A explosão deixou uma "enorme" cratera com cerca de 20 metros de diâmetro no centro da cidade, explicou.

Tanto Gladkov como o presidente da câmara de Bergorod, Valentin Demidov, publicaram imagens dos danos provocados por este incidente nas redes sociais.

As autoridades locais não detalharam a causa do incidente, mas o Ministério da Defesa rapidamente divulgou um comunicado a explicar que um caça perdeu munição enquanto sobrevoava a cidade.

"Durante um voo do avião Su-34 da força aérea sobre a cidade de Belgorod, ocorreu uma queda anormal de munição", disse o ministério, citado pelas agências de notícias russas.

Citando informações preliminares, Gladkov disse que uma mulher foi hospitalizada com um ferimento na cabeça e outra foi assistida no local.

A região russa de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, é frequentemente atingida por disparos, às vezes fatais, que Moscovo atribui à Ucrânia, mas o centro de Belgorod foi atingido apenas algumas vezes.

Em janeiro, o governador Gladkov disse ao presidente russo, Vladimir Putin, que 25 pessoas foram mortas e mais de 90 ficaram feridas na região desde o início da ofensiva.

Em outubro de 2022, um avião Su-34 caiu num prédio residencial na cidade de Yeysk, no sul, também na fronteira com a Ucrânia, matando 16 pessoas, incluindo sete crianças.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt