Aos 73 anos, Philippe Petit volta a desafiar a gravidade a 15 metros de altura (com vídeo)
Proeza de Petit nas Torres Gémeas em 1974 já deu origem a um filme e um documentário premiado com um Óscar.
Em 1974, o francês Philippe Petit ganhou fama mundial ao percorrer a distância entre as duas Torres Gémeas, em Nova Iorque, num cabo de arame a 466 metros do chão.
Relacionados
Esta quinta-feira, já com 73 anos, voltou a subir às alturas, mais concretamente a 15 metros de altura, no National Building Museum, em Washington, enquanto decorria um jantar de gala. E, como sempre, sem rede de segurança ou proteção para o corpo.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Petit diz que mantém planos para possíveis locais para novas proezas - "lugares extraordinários... desfiladeiros, icebergues e edifícios incríveis" - e que estão guardados dentro de uma caixa na sua casa no estado de Nova Iorque, onde vive há décadas.
Desde a infância, "comecei a não seguir o exemplo da autoridade", disse ele, descrevendo como subia a tudo, desde cadeiras de cozinha a árvores. "E então, um belo dia, muito naturalmente, coloquei uma corda entre duas árvores."
O filme "The Walk", protagonizado por Joseph Gordon-Levitt, e o documentário vencedor do Oscar "Man on Wire" contam a história histórica da sua travessia em 1974 nas Torres Gémeas.
Mas Petit diz estar cansado de ficar reduzido a esses poucos minutos, preferindo destacar outros momentos da sua "vida de paixão". "Duas apresentações nunca são iguais... cada uma é uma aventura onde aprendo, onde descubro", disse o francês antes da sua apresentação desta semana. "Com meus 50-55 anos de experiência, estou mais no controlo", garante.