Exclusivo Alemanha. Luta pelos 40% de alemães indecisos no último debate antes das eleições

A corrida a chanceler pode ser a três, mas na hora de formar uma coligação pode haver outros partidos com uma palavra a dizer. Debate desta noite é a sete. Quatro em dez alemães ainda não sabem em que vão votar.

A três dias das eleições alemãs, os candidatos ou líderes dos sete partidos com representação no Bundestag participam hoje no último debate televisivo - transmitido pela ARD e ZDF. Apesar de a corrida à sucessão de Angela Merkel ser oficialmente a três, entre Armin Laschet (CDU/CSU), Olaf Scholz (SPD) e Annalena Baerbock (Verdes), dois dos restantes três partidos - os liberais do FDP ou a esquerda do Die Linke - podem ter uma palavra a dizer numa futura coligação de governo. Só uma aliança com a extrema-direita da Alternativa para a Alemanha (AfD) continua fora dos planos de qualquer dos outros partidos.

O debate é por isso uma última oportunidade para atrair o voto dos indecisos - quatro em cada dez eleitores ainda não escolheram em quem vão votar no domingo, segundo o Frankfurter Allgemeine Zeitung. "Não temos o atual titular a concorrer. Temos três em vez de dois partidos a tentar chegar ao cargo de chanceler. E não é muito claro, ou melhor, está longe de ser claro, que coligação de governo podemos ter. Por isso entendo que é mais difícil decidir", disse o professor de Política da Universidade de Mannheim, Thomas Gschwend, à emissora estatal Deutsche Welle.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG