Berta Cabral soma apoios nas estruturas regionais do PSD/A
Açores. São já cinco as comissões políticas de ilha que apoiam a autarca de Ponta Delgada
Cresce a pressão para que Berta Cabral se candidate à presidência do PSD Açores. Passados alguns dias sobre o desaire laranja nas eleições legislativas regionais e do anúncio de Costa Neves de que pretende abandonar a liderança, são já cinco as comissões políticas de ilha que anunciaram o apoio a Berta Cabral para comandar os destinos do partido. Mais do que o apoio esclarecido, as comissões do PSD nas ilhas Terceira, Graciosa, Faial, Santa Maria e Flores fazem o apelo à vice-presidente social democrata para que avançe e retire o partido, o mais depressa possível, da "depressão" que agora atravessa.
As cinco estruturas são unânimes na opinião de que a actual presidente da Câmara de Ponta Delgada representa o melhor capital político que o PSD dispõe nos Açores. Além de ser uma mulher experiente, preparada, com "garra" e capaz de implementar uma liderança forte e mobilizadora, dentro do PSD e na sociedade açoriana.
Sobretudo - como acreditam - por ter condições como mais ninguém para relançar o partido para o novo ciclo eleitoral que aí vem, com Europeias, Legislativas Nacionais e Autárquicas no próximo ano, e culminando com a realização de Regionais em 2012, já sem Carlos César como adversário. Ao actual coro de apoios, junta-se ainda a voz de dois dirigentes de peso: o deputado regional Pedro Gomes e o líder dos TSD/A, Rui Ramos. O primeiro, de quem se chegou a falar para suceder a Costa Neves, recuou nessa hipótese para Berta Cabral, por ser a mulher "desejada, de forma natural e consensual, para líder".
A sua convicção, que diz ser a dominante no seio dos militantes, é que "Berta Cabral tem prestígio, qualidades políticas e esta opção permite ao PSD sintonizar o partido com a sociedade açoriana". Já Rui Ramos, dos TSD, admitiu ver com "bons olhos" a possível candidatura de Berta Cabral num processo que, em seu entender, terá de ser feito sem demoras, com novos protagonistas e "verdadeira renovação". A autarca afirma que só tornará pública uma decisão sobre a candidatura após a reunião da Comissão Política Regional que se realiza hoje, em Ponta Delgada.|