Empréstimos ao consumo subiram 5% em Outubro - BdP

Os empréstimos ao consumo concedidos às famílias pelos bancos cresceram 5% em outubro face a igual período do ano passado
Publicado a
Atualizado a

Os empréstimos ao consumo concedidos às famílias pelos bancos cresceram 5% em outubro face a igual período do ano passado, um ligeiro abrandamento face a setembro, quando registaram um aumento de 5,3%, anunciou o Banco de Portugal.

Quanto ao crédito à habitação, a taxa de variação anual foi de -1,7% em setembro, uma descida menor do que a queda de 1,8% assinalada em setembro.

No total, os empréstimos a particulares registaram uma descida de 0,4% em outubro, refere o Banco de Portugal numa nota divulgada esta terça-feira, atualizando os valores do Boletim Estatístico.

"Em outubro de 2017, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras foi de -3,4%. Este valor representa um aumento de 0,2 pontos percentuais face a setembro", adianta.

Os empréstimos às empresas privadas exportadoras recuaram 1,2%, mais 0,2 pontos percentuais relativamente ao mês anterior.

O rácio de crédito vencido e a percentagem de devedores com crédito vencido nos empréstimos às famílias e às empresas aumentaram 0,1 pontos percentuais relativamente a setembro.

No caso das famílias, o rácio de crédito vendido fixou-se em 4,5% e a percentagem de devedores com crédito vencido atingiu os 12,6%, enquanto nas empresas os mesmos indicadores se situaram em 14,6% e 26,5%, respetivamente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt