NOS ganha patente sobre novo sistema de zapping no Canadá
A NOS anunciou esta quarta-feira o registo de uma patente no Canadá, estando em causa um novo sistema que usa padrões de escolha de canais de televisão dos utilizadores para otimizar a forma como é feita a mudança de canais através das boxes dos serviços de televisão.
Em comunicado, a empresa liderada por Miguel Almeida nota que o mesmo sistema já está patenteado nos Estados Unidos da América, explicando que "o sistema analisa os padrões de zapping do utilizador para determinar qual a probabilidade deste utilizador mudar para os canais mais utilizados".
"Com este conhecimento, ao fim de um determinado período, faz uma pré-sintonização daquele que, com base no seu padrão habitual, é o próximo canal mais provável, o que permite aumentar a rapidez e melhorar a experiência do zapping. Toda a informação é anonimizada e confidencial", lê-se.
"A conquista desta patente no Canadá é um reconhecimento do nosso esforço contínuo em inovação e do potencial das nossas soluções no mercado internacional", refere o diretor da NOS Inovação, João Ferreira.
O sistema inovador, agora patenteado no Canadá, foi desenvolvido pela NOS Inovação.
Em 2023, a NOS Inovação submeteu 28 pedidos de patente, foi a entidade portuguesa que mais pedidos fez. Segundo a empresa a posição alcançada no último é um reflexo da aposta da empresa em investigação e desenvolvimento, sendo em 2022 tinha investido cerca de 80 milhões de euros. A NOS tem 278 profissionais alocados á área de inovação.