A primeira loja Sanjo abriu, no Bairro Alto, em finais de 2023. Outras estão em vista
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Holding de Carlos Palhares compra 51% da dona das sapatilhas Sanjo

O investimento, cujo valor não é avançado, inclui a aquisição da participação, mas também o reforço dos recursos financeiros para acelerar o crescimento, internacionalização e digitalização
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A Head Value, holding liderada por Carlos Palhares, comprou 51% da M2Bewear, empresa portuguesa que detém a icónica marca de sapatilhas Sanjo. A aquisição, cujo valor não é avançado, inclui uma área de negócio dedicada a fardas e equipamentos de proteção individual (EPI’s). Em comunicado, a empresa dá nota que a operação visa "acelerar o crescimento e internacionalização dos negócios e marcas da M2Bewear, permitindo à empresa garantir os recursos necessários para a sua próxima etapa de desenvolvimento".

Nascida em 1933, em São João da Madeira, a Sanjo foi a marca de eleição da juventude portuguesa, em especial no Estado Novo. O 25 de Abril e a adesão à União Europeia, já nos anos 80, e consequente abertura do mercado ao exterior, ditou o fim da vive da empresa, que declarou falência em 1996. Relançada, pela primeira vez, em 2010, não foi bem sucedida, sobretudo por problemas de qualidade, já que as sapatilhas eram produzidas na Ásia.

Vive a sua terceira vida, após ter sido comprada e relançada novamente, em 2019, por Hélder Pinto e José do Egipto, acionistas da bracarense M2Bewear, que apostaram no rebranding da marca, na inovação no design e na melhoria do produto, mantendo os modelos clássicos que fizeram as delícias de várias gerações, mas lançando novos modelos para a conquista de novos clientes, sobretudo junto das camadas mais jovens. A preservação do legado histórico tem sido uma preocupação, bem como o produção em Portugal de todos os artigos, quer de calçado quer de vestuário, que entretanto lançaram.

Embora as exportações da Sanjo representem já cerca de 15 a 20% das vendas no retalho e 11% das vendas online, a marca pretende acelerar a sua estratégia de crescimento com uma aposta na expansão internacional e na digitalização. "A entrada da Head Value permite à empresa reforçar capitais e incorporar experiência de gestão especializada, beneficiando da visão de Carlos Palhares e do seu know-how acumulado na internacionalização e crescimento de marcas e negócios", pode ler-se no comunicado.

"A Sanjo fez parte da minha infância e juventude bem como de todos os portugueses da minha geração. É uma marca que nos desafia e obriga a honrar a sua bonita história. Temos pela frente o desafio da internacionalização e a melhoria contínua do produto num país tão rico no conhecimento da indústria do calçado”, refere, citado na nota à imprensa, Carlos Palhares.

Hélder Pinto e José do Egipto realçam, por seu turno, que "a experiência da Head Value na internacionalização das suas participadas é uma mais-valia, pois este será um dos pilares desta nova fase da Sanjo". A marca deverá entrar "num novo ciclo de crescimento, mantendo-se fiel à sua identidade, mas preparada para conquistar novos mercados".

A Sanjo faturou 2,5 milhões de euros em 2024 e está já presente em 140 pontos de venda no mercado nacional, além de uma loja própria que abriu em 2023, para assinalar os 90 anos da marca, no Bairro Alto. Tem já agentes a cobrir Espanha, França, Itália, Alemanha, Benelux e Turquia.

A Head Value detém negócios em vários setores de atividade, como a indústria e o turismo, sendo de destacar o controlo da Mecwide, empresa de serviços de engenharia na indústria metalomecânica especializada nos sectores de Oil & Gas, Assistência Técnica, Minas & Cimentos, Sistemas Modulares, Indústria & Energia e Data Centers.

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