Esquema da estrutura apresentada pela Google: da infraestrutura de hardware aos modelos Gemini, do sistema Vertex à criação de Agentes para empresas.
Esquema da estrutura apresentada pela Google: da infraestrutura de hardware aos modelos Gemini, do sistema Vertex à criação de Agentes para empresas.Google

Google lança soluções avançadas de IA para empresas com Gemini 2.5

Evento Google Next, em Las Vegas, demonstrou novas ferramentas e hardware que aponta para o futuro digital que o gigante tecnológico espera ver criado.
Publicado a
Atualizado a

A tecnológica que detém o maior motor de busca do mundo apresentou esta quarta-feira, em Las Vegas, Nevada, novas ferramentas de Inteligência Artificial, essencialmente destinadas a empresas, no evento Google Next. Um evento que incluiu novidades do hardware ao software, mas no qual se destaca a integração dos Gemini 2.5 e 2.5 Flash - os mais avançados modelos de IA generativa da empresa - nas soluções propostas.

A este nível, foi bem patente, na apresentação à imprensa realizada na segunda-feira, a evolução conseguida no serviço Vertex AI, apresentado como sendo "o único que alia geração de imagem, áudio, voz, texto e vídeo numa única plataforma".

A partir de uma fotografia real, segundo foi demonstrado -- mas também poderia ter sido gerada por IA -- o sistema agora potenciado por Gemini 2.5 consegue gerar rapidamente um clip de vídeo animado com música, tudo a partir de simples comandos de texto.

Sendo uma ferramenta pensada para empresas, o serviço, que pode ser encontrado aqui, oferece a partir de agora a possibilidade de integração no Google Maps.

Segundo a empresa, o Vertex AI teve um aumento de 20 vezes na sua utilização, com mais de 4 milhões de programadores a desenvolver com recurso ao Gemini.

Esta ferramenta da Google faz ainda parte de um conjunto de serviços da tecnológica norte-americana que permite às empresas criar Agentes de AI à sua medida, para diversos efeitos, desde atendimento ao público a gestão de stocks, que passam a ser mais fáceis de criar com a ajuda do Gemini 2.5.

Hardware específico

Ainda esta quarta-feira foi apresentado ao público os novos processadores concebidos pela Google para que data centres corram a sua Inteligência Artificial.

OS TPU Ironwood, que entra assim na sétima geração, anuncia uma melhoria de desempenho de 10x relativamente à versão anterior, com 42,5 exaflops de computação por pod.

Mas para quem não pretende investir no hardware da empresa, a marca propriedade da Alphabet ainda anunciou uma parceria com a NVIDIA para trazer o Gemini para os sistemas NVIDIA Blackwell, com a Dell como parceiro-chave.

Ainda no campo do hardware, foi anunciada a Rede Cloud de Área Alargada (WAN), uma infraestrutura de fibra ótica que reclama uma "latência quase nula" para serviços como o Gmail, fotos e pesquisa "para milhares de milhões de utilizadores em todo o mundo", pois abrange "mais de 200 países e territórios".

Está otimizada para o desempenho das aplicações e oferece um desempenho 40% mais rápido, ao mesmo tempo que reduz o custo total de propriedade até 40%", diz a empresa. E nesta rede global que é trenada Gemini. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt