Nas margens do Pisuerga, afluente espanhol do Rio Douro, situa-se Valladolid, uma pequena cidade castelhana mas com muita relevância na história da Península Ibérica. Foi capital do império espanhol no século XVII, incluindo os anos em que Portugal estava sob domínio dos Filipes, foi casa de Cervantes quando publicou a primeira parte de "Dom Quixote de La Mancha" e é a capital da província onde portugueses e espanhóis dividiram o mundo há 530 anos. E por estes dias, Valladolid pode bem ser uma das capitais do setor energético. É lá que a EDP está a testar uma inovação tecnológica para acelerar a transição energética.."Estamos a inovar para ajudar todo o setor", afirma António Coutinho, presidente executivo da EDP Inovação, aos jornalistas, espanhóis e portugueses, que o acompanharam numa visita ao parque solar de Peñaflor (PSFV Peñaflor), no munícipio Peñaflor de Hornija, Valladolid, onde o grupo está a testar uma tecnologia de automação para a construção e montagem de parques solares, até ao final de novembro. O piloto foi desenhado para a EDP, mas quando estiver industrializado será mais uma solução para o setor, sendo a EDP o primeiro player a explorá-la..Coutinho explica que é tudo uma questão de "eficiência e segurança". Por um lado, todo o setor procura reduzir o tempo de construção dos parques solares. Por outro, há que encontrar soluções que melhorem as condições de trabalho de quem constrói parques solares, considerando que o estado do tempo provoca não raras vezes atrasos nos procedimentos e cria constrangimentos no dia a dia dos trabalhadores. No caso da EDP, o objetivo do lado da eficiência é reduzir "até 50%" o tempo de construção e montagem dos próximos parques solares da EDP..A EDP tem por isso em marcha o projeto AutoPV, que consiste em testar em condições reais de instalação num parque solar uma solução robotizada e automatizada. A solução é o Hyperflex, desenvolvido pela Comau. O parceiro tecnológico da EDP é uma companhia italiana criada há cinco décadas por engenheiros e gestores que apoiaram o desenvolvimento da AvtoVAZ, que fabrica o emblemático automóvel russo LADA. Atualmente a Comau pertence à Stellantis. O foco continua a ser o setor automóvel e a mobilidade, mas a unidade de automação tem explorado oportunidades de negócio noutros setores, como o energético, sabendo "que o investimento no mercado solar vai triplicar nos próximos anos", segundo explicou Nicole Clement, líder da unidade de negócios para soluções avançadas de automação.O CEO da EDP Inovação afiança que a Comau é "a melhor [parceira] para apontar a melhor tecnologia e a melhor solução". Para já, o que está a ser testado em Valladolid é um piloto, mas os indicadores estarão a ser positivos. Todavia, ainda não há um calendário para implementar esta solução no curto prazo - o trabalho desenvolvido, infere-se, tem sido meticuloso para mitigar ao máximo riscos e não desperdiçar investimentos. "O desafio é controlar toda a logística que envolve construir um parque solar", explica o gestor. Por isso, "o objetivo é concentrar" as principais necessidades numa máquina capaz de transportar e instalar "painéis solares que chegam a pesar 35 qulogramas [kg] cada" e outros materiais que em conjunto "chegam a pesar 100 kg". "Imagine a dificuldade que é para um grupo de trabalhadores, num dia de chuva e vento transportar este tipo de material e ter de o instalar".O Hyperflex é apresentado como "uma fábrica móvel", que inclui uma estação de montagem automática onde a estrutura fotovoltaica é pré-montada, e um rover que transporta e posiciona esta estrutura no local final no solo. Todo este sistema é transportado em camiões para o parque solar, onde é depois construído e montado no local. O trabalho desta maquinaria pode-se descrever em três fases: descarga e montagem, construção da estrutura e desmontagem para a missão seguinte. O que viu o DN no PSFV Peñaflor? Essencialmente, um braço mecânico sob rodas que pega e desloca com agilidade e rapidez, em tempo real, painéis solares e um rover elétrico robotizado - "autosustentável", segundo Giovanni di Stefano, chief innovation officer da Comau - equipado com sensores e de condução autónoma (ainda que com o apoio de um telecomando), para deslocar e instalar devidamente cada um dos painéis. O trabalho manual do trabalhador, tal como o DN observou in loco, resume-se a ajustes e detalhes de instalação que a maquinaria testada ainda não domina totalmente. "Mas lá chegará", assevera António Coutinho.O piloto em Peñaflor é apenas o primeiro passo para introduzir soluções de automação no robusto plano de negócios solar da EDP. O objetivo da EDP é transformar isso num processo global e integrado, capaz de gerar vantagens competitivas para todas as operações da empresa e potenciar o nosso capital humano para atividades mais qualificadas”, remata António Coutinho.Foi em 2022 que a EDP iniciou um estudo aprofundado das soluções tecnológicas de automação e, após várias a fases de análise, avançou para a implementação do projeto AutoPV em julho deste ano.O parque solar de Peñaflor foi anunciado em 2021, no âmbito de um acordo que o grupo energético fez com a Procter&Gamble para fornecer aquele cliente com 100 MW de energia solar. O parque ainda está em construção, prevendo-se que esteja totalmente operacional, ou seja ligado à rede energética, até ao final do primeiro semestre de 2025. O período de testes do Hyperflex veio, segundo o gestor, acelerar alguns processos.De acordo com uma resolução do Boletim Oficial da Província de Valladolid, o PSFV Peñaflor ganhou o estatuto de utilidade pública, em fevereiro deste ano. Aos jornalistas que acompanharam a visita, não obstante, o gestor António Coutinho sublinhou que se trata de um investimento "100% privado", sobretudo no que respeita à inovação tecnológica.Atualmente, 98% de toda energia produzida pela EDP já provém de fontes renováveis, incluindo solar, onde a empresa conta com uma capacidade solar instalada de mais de 4GW. A EDP assumiu o compromisso de abandonar a produção a carvão até 2025, ser 100% verde até 2030 e atingir o objetivo net zero até 2040.O jornalista viajou a convite da EDP