CEO das principais empresas europeias ganham 110 vezes mais do que trabalhadores
Filipe Pinto

CEO das principais empresas europeias ganham 110 vezes mais do que trabalhadores

Os CEO das 100 maiores empresas europeias receberam uma remuneração média de 4.147.440 euros no ano passado, segundo o Instituto Sindical Europeu.
Publicado a
Atualizado a

O Instituto Sindical Europeu (ETUI) afirma numa análise publicada esta quinta-feira que os presidentes executivos (CEO) das principais empresas da Europa ganham 110 vezes mais do que o trabalhador médio.

Em comunicado, a organização informou que, entre um salário médio de 1,571 milhões de euros e bónus até 200% dos seus salários, os CEO das 100 maiores empresas europeias receberam uma remuneração média de 4.147.440 euros no ano passado. Um trabalhador a tempo inteiro recebeu 37.863 euros.

A secretária-geral da Confederação Europeia de Sindicatos, Esther Lynch, afirmou no comunicado que salários mais justos "aumentariam a competitividade ao ajudar a acabar com a escassez de mão-de-obra e a garantir que mais dinheiro regressava à economia, em vez de se acumular em contas no estrangeiro".

"Reduzir a desigualdade de riqueza e melhorar a qualidade dos empregos seria também a resposta mais eficaz à ameaça à democracia representada pela extrema-direita populista", disse.

Num encontro com a imprensa, afirmou que é possível traçar uma linha reta entre o Fórum Económico Mundial (FEM) de Davos (Suíça) e o próximo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a forma como o FEM "tem promovido a ideia de que os CEO têm as respostas para tudo, a ideia de que, por gerirem uma empresa, estão também mais bem posicionados para gerir sociedades".

"Não estão", acrescentou Lynch.

CEO das principais empresas europeias ganham 110 vezes mais do que trabalhadores
Comida, luz e gás aumentam muito mais que os salários desde 2021

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt