Carmo Wood reorganiza estrutura e apresenta nova identidade
Octavio Passos/Arquivo Global Imagens

Carmo Wood reorganiza estrutura e apresenta nova identidade

A empresa responsável por obras como os Passadiços do Paiva apresentou o seu rebranding num evento em Lisboa
Publicado a
Atualizado a

Nascida em 1980, a Carmo Wood fatura mais de 75 milhões de euros e conta, atualmente, com mais de 350 trabalhadores, exportando para dezenas de países. A empresa, que perdeu uma fábrica nos grandes incêndios de 2017 – entretanto reconstruída e aumentada – e que viu afundar o seu primeiro escritório flutuante, na baía de Bordéus – por responsabilidade da empresa que fabrica os flutuadores – continua a reerguer-se.

Depois de inaugurar, com sucesso, os primeiros escritórios flutuantes construídos em França, no verão de 2022, onde é líder de mercado na área agrícola, a Carmo Wood entrou numa nova fase com a saída do fundador e, até há muito pouco tempo, presidente da empresa, Jorge Milne e Carmo. Afastado da gestão executiva da Carmo desde 2024, o então responsável já tinha aberto o capital à gestora de fundos de private equity e venture capital Iberis Capital, que tomou uma posição de 20% no grupo, em conjunto com um coinvestidor.

Quando saiu, em 2024, Milne e Carmo entregou a gestão da empresa a dois CEO – um para a área agrícola e outro para a área florestal. O objetivo era aumentar o foco na internacionalização e no crescimento sustentado da marca, nas duas áreas de negócio, sem perder qualidade e foco. Esta segunda-feira, na apresentação que fez ao público, a Carmo reforçou esta visão de consolidação do negócio, e aproveitou para apresentar uma nova identidade da marca, também ela mais internacional e mais efetiva na separação das duas áreas de negócio, ganhando cada uma delas uma identidade própria, também.

“A Carmo Wood é uma empresa com uma capacidade de adaptação notável. Esta reorganização permite-nos afirmar com mais clareza dois negócios complementares, mas distintos, cada um com identidade própria, sob o mesmo nome de confiança que é a Carmo Wood”, referiu o chairman da empresa, Diogo Lino.

“Queremos ser uma marca global de produtos de madeira e é isso que esta nova identidade permite”, referiu durante a apresentação pública da nova imagem. A nova assinatura - “Wood we are” - reforça a “autoridade no setor, com a visão de transformar madeira em soluções que contam histórias e resistem ao tempo”, refere ainda.

É nesse seguimento que nascem as duas novas marcas: CWFarm e CWForm. A primeira é especializada em soluções de madeira tratada para vinhas, olivais e fruticultura, e afirmou-se no setor com os seus postes, armações e estruturas de proteção. É liderada por Ricardo Diz. “A nossa missão é marcar o campo com a qualidade e eficiência da madeira, e continuaremos a apoiar o setor agrícola com soluções duradouras e sustentáveis. Contamos continuar a crescer em Portugal, Espanha, França e outros mercados internacionais com base no nosso profundo conhecimento da madeira”, referiu o CEO desta área de negócio na segunda-feira.

Carmo Wood reorganiza estrutura e apresenta nova identidade
Carmo Wood quer ser parte da solução da crise de habitação
image-fallback
Portuguesa Carmo Wood aposta em Espanha onde constrói três novas obras

Já João Figueiredo, CEO da CWForm recorda que este novo capítulo pretende “dar forma ao dia-a-dia através da industrialização sustentável da madeira. Com a nova marca diferenciadora reforçamos a nossa posição como parceiros de confiança em Portugal e apostamos numa imagem aliada à estratégia para conquistar os mercados europeus na engenharia e construção em madeira”.

Recordando que a Carmo nasceu como uma marca agrícola e que “talvez tenha feito demasiados passadiços”, atira em jeito de brincadeira, salienta que quer “liderar a revolução na madeira em Portugal”, não deixando o caminho livre para que outra empresa o possa fazer.

Ambos os responsáveis sublinham a experiência acumulada, a resistência às adversidades e a capacidade de continuar a inovar da Carmo, patente também neste novo rebranding. É por isso, dizem, que estão seguros de que a empresa continua a seguir o caminho certo. No mesmo sentido, garantem que continuarão a tentar afirmar-se como líderes de mercado, não só em Portugal como no país.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt