Taxa de IRS do segundo escalão baixa de 23% para 21%: veja a tabela
A taxa média nos restantes escalões é reduzida em dois pontos. Confirmada a subida de 5,1% dos escalões, abaixo da inflação esperada para este ano.
O Governo propõe reduzir em dois pontos percentuais, de 23% para 21%, a taxa marginal do segundo escalão de IRS que abrange rendimentos coletáveis anuais entre 7 479 e 11 284 euros. E, em consequência, diminui a taxa média nos restantes escalões, a qual permitirá a redução de imposto a pagar para mais de 2 milhões de agregados, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2023.
Relacionados
Tal como consta do Acordo de Médio Prazo de Melhoria de Rendimentos e Competitividade, assinado este domingo entre UGT e confederações patronais, o governo propõe "atualizar os escalões de IRS no valor de referência de aumentos salariais para 2023, ou seja, 5,1%", ou seja, abaixo da inflação prevista para este ano que se deverá fixar acima de 7%, o que significa que haverá perda de poder de compra.
Estas medidas irão beneficiar cerca de 3 milhões de agregados ou mais de 4 milhões de pessoas que pagam IRS e terão um custo orçamental, em 2023, de 500 milhões de euros.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Confira, em baixo, as alterações propostas para os escalões de IRS.

Salomé Pinto é jornalista do Dinheiro Vivo