Subsídio não chega a 41% dos desempregados

O número desempregados à procura de trabalho através do IEFP totalizou os 285 855 em maio, mas apenas 168 475 beneficiários recebem as prestações de desemprego
Publicado a
Atualizado a

Havia em maio 117 mil desempregados sem receber subsídio de desemprego, correspondendo a 41% dos inscritos nos Centros de Emprego e Formação Profissional (IEFP), de acordo com o cruzamento de dados divulgados pela Segurança Social nesta terça-feira.

O número de pessoas à procura de trabalho através do IEFP totalizou as 285 855 em maio, havendo apenas 168 475 beneficiários das prestações de desemprego.

Os registados nos centros de emprego diminuíram tanto em relação a abril (-9567 pessoas, ou -3,2%) como na comparação com maio de 2022 (-10 539 pessoas, ou -3,6%).

Verificou-se igual movimento de queda no número de beneficiários das prestações de desemprego, tendo regredido 4% face a abril e 15,4% em relação a maio do ano passado.

Já o valor médio do subsídio pago no último mês subiu para 575,31 euros, o que representa um ligeiro acréscimo de 0,5% num mês, mas um aumento de 6,5% num ano.

De acordo com o IEFP, havia 16 943 ofertas de emprego por satisfazer, no final de maio, menos 4948 face a um ano antes, mas mais 1475 em relação a abril.

A nível regional, só o Alentejo (+2,8%) e o Centro (+1%) viram o número de desempregado aumentar num ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt