A multinacional Subway tem planos de "expansão agressiva para Portugal. Até 2020 prevemos abrir mais 43 restaurantes", adianta Gil Silva, agente de desenvolvimento de franchising da Subway a nível nacional. Uma aposta que vai criar.250 postos de trabalho e implicar um investimento de cerca de cinco milhões de euros.."A Subway é a cadeia número um no mundo e o plano é liderar em todos os mercados em que se insere", justifica Gil Silva. Há nove anos em Portugal, a cadeia de sandes tem neste momento 17 restaurantes e cerca de 120 trabalhadores; com este investimento e em apenas três anos vai aumentar para 60 o número de espaços no país. Ainda assim, longe dos 150 restaurantes do seu concorrente McDonald"s..A expansão será feita em regime de franchising, tanto em centros comerciais como em lojas de rua. Em média, abrir uma loja Subway implica um investimento, dependendo da área, entre 70 e 150 mil euros..As novas lojas - só neste ano estão previstas quatro novas aberturas (as duas primeiras serão já em julho no Fórum de Coimbra e outro na zona de Santos, em Lisboa) - já vão exibir o novo conceito de loja e rebranding que a cadeia apresentou em agosto do ano passado: um "S" minimalista. "O mercado tem vindo a sofrer uma transformação muito grande, devido às novas tecnologias, impulsionado por um público jovem", refere. "A Subway não pode deixar de não agarrar esse público mais jovem", reforça. E responder às preocupações dos consumidores com a comida saudável, com ingredientes frescos..Um foco que esteve na base da companhia e que outros concorrentes já agarraram. Por isso, Gil Silva reage negativamente a uma eventual carga fiscal sobre a chamada junk food, à semelhança do que já ocorreu com a taxa sobre as bebidas açucaradas, que está a ser avaliada, como admitiu o governo. "Não pode ser posto tudo no mesmo bolo. Há restaurantes tradicionais que, provavelmente ao nível de calorias e gorduras, são bastante mais abusivos do que uma sandes ou um hambúrguer.".O novo rebranding, que nos Estados Unidos vai começar chegar à rede de lojas Subway a partir de julho, vai ser implementado nas atuais duas dezenas de lojas em Portugal só a partir de janeiro de 2018, diz Gil Silva, implicando um investimento superior a meio milhão de euros. O logótipo foi simplificado - depois de mais de uma década sem sofrer alterações, o sexto rebranding em mais de 50 anos de história -, as cores "mais fortes e quentes em loja vão ficar mais leves, de modo a projetar ainda mais o conceito de comida fresca e saudável". O restaurante também foi organizado de modo a "aumentar a compra de impulso"..A companhia também apostou na criação de uma aplicação. "300 pessoas trabalharam na sede nos EUA nesta aplicação que pretendemos que, mais do que uma ferramenta para fazer pedidos costumizados [clientes podem escolher o pão, ingredientes e os molhos] de informação das novidades e promoções, seja uma forma de envolver as pessoas com a marca.".Fazer encomendas através da aplicação neste momento só é possível nos Estados Unidos e no Reino Unido e não em todas as lojas. Introduzida há cerca de um mês, a aplicação está disponível em cerca de 26 mil das 27 mil lojas que a Subway tem nos EUA. Ou seja, pouco mais de metade dos 45 mil espaços que a cadeia tem espalhados por 113 países em todo o mundo. Em Portugal, "deverá chegar no segundo trimestre do próximo ano". A cadeia planeia ainda introduzir quiosques interativos que permitem ao cliente fazer os seus pedidos à sua medida..Se em Portugal o plano é quadruplicar o número de espaços, nos EUA a Subway encerrou 359 lojas no ano passado - o maior emagrecimento na história da companhia fundada em 1965 por Fred DeLuca e Peter Buck -, com as receitas a recuarem para 11,3 milhões de dólares, menos 1,7%. Em contrapartida, as vendas do mercado internacional subiram 3,7%, somando 5,8 mil milhões, anunciou a empresa detida pela Doctor"s Associates Inc..Gil Silva não revela os números de Portugal, mas garante que, "no ano passado, a cadeia cresceu mais de dois dígitos, entre 20% e 30%". E neste ano "a expectativa é que seja ainda melhor".