Van Aert vence etapa e Roglic ganha seis segundos a João Almeida
O belga Wout van Aert (Visma) venceu esta sexta-feira ao sprint a 7.ª etapa da Volta a Espanha, que ligou Archidona e Córdoba, na distância de 180,5 quilómetros. Desta vez foi um dia tranquilo para os favoritos, uma vez que o australiano Ben O’Connor ( Decathlon) manteve a camisola vermelha, embora tenha visto Primoz Roglic (Red Bull - Bora - Hansgrohe) aproximar-se em seis segundos, fruto de uma bonificação durante a etapa, que permitiu ainda ao esloveno aumentar para 14 os segundos de avanço sobre o terceiro classificado da geral, João Almeida (UAE).
O ciclista português cortou a meta no 29.º lugar, integrado no pelotão onde seguiam os favoritos ao triunfo, tendo-lhe sido creditado o mesmo tempo do vencedor da tirada, que nos metros finais ultrapassou Alexander Vlasov (Red Bull) que tinha tentado a sua sorte com uma tentativa fuga no último quilómetro. O russo acabou mesmo por terminar na 29.ª posição, num final em que Van Aert voltou a mostrar as suas qualidades de sprinter, que lhe valeram o segundo triunfo na Vuelta 2024. Atrás do belga, cortaram a meta o checo Mathias Vacek (Lidl-Trek) e o espanhol Pau Mikel Delgado (Kern Pharma),que completaram o pódio do dia.
Este sábado, a oitava etapa tem partida agendada para Úbeda e chegada em Sierra de Cazorla, na distância de 159 quilómetos, durante a qual há uma contagem de montanha de 2.ª categoria aos 105 km, sendo que a meta coincide com uma contagem de terceira categoria.