Ronaldo foi o melhor marcador de 2023. Conseguirá chegar ao golo 1000?

Ronaldo foi o melhor marcador de 2023. Conseguirá chegar ao golo 1000?

Avançado português fechou o ano civil com 54 golos marcados, à frente de Harry Kane, Mbappé e Haaland. Melhor registo só nos tempos em que atuava no Real Madrid. Contabilizando todos os golo na carreira (clubes e seleção nacional) já são 873.
Publicado a: 
Atualizado a: 

Cristiano Ronaldo terminou o ano civil de 2023 como o jogador com mais golos marcados a nível mundial, num total de 54 (o último na goleada de ontem ao Al-Taawon). Um feito provavelmente único na história do futebol num futebolista com 38 anos. O avançado português acaba o ano à frente de avançados de referência como Harry Kane (Bayern Munique) e Kylian Mbappé (PSG), ambos com 52 golos, e Erling Haaland (Manchester City), com 50.

A façanha de CR7 foi alcançada ao serviço do Al Nassr, clube saudita que o internacional português representa desde 30 de dezembro de 2022, dia em que foi oficialmente apresentado como reforço do clube, depois de ter rescindido contrato com o Manchester United.

Ronaldo estreou-se com as cores do Al Nassr a 22 de janeiro e marcou o primeiro golo de 2023 a 3 de fevereiro, ao terceiro jogo pela nova equipa, na vitória (1-0), diante do Al-Ettifaq. Ao quarto jogo, a 9 de fevereiro, deixou a sua marca em grande estilo, apontando um poker (quatro golos) na partida frente ao Al-Wehda.

De então para cá foi sempre a faturar. Pelo Al Nassr em várias competições, e pela seleção portuguesa, onde contabilizou 10 golos em nove jogos disputados ao longo deste ano que agora termina. Pelo clube saudita registou 44 remates certeiros durante o ano civil de 2023.
Este ano, em agosto, na véspera do jogo entre Portugal e a Eslováquia, no Dragão, o capitão português esteve à conversa com Pinto da Costa antes do treino. E o presidente do FC Porto lançou-lhe o desafio de chegar aos 1000 golos na carreira. Uma marca difícil, mas não impossível de alcançar, ele que em jogos oficiais como sénior já contabiliza 873 golos em 1204 jogos (por clubes e seleção). Tudo dependerá dos anos que ainda pensa estar em ação e, claro, da pontaria.

"Eu acho que vai ser bastante difícil [chegar aos 1000 golos], mas é ver como eu estou mentalmente, a minha motivação, fisicamente, obviamente, se as pernas e o físico me tratarem bem como eu trato. Vamos ver, são pequenas etapas que me motivam. Mas até chegar aos mil quero primeiro chegar aos 900. Ainda falta bastante, eu acredito que vou chegar. Eu olho para esse objetivo, para os 900, confiante. Agora, para chegar aos mil é muita pedra que tem que ser partida. Mas tudo é possível", revelou na altura.

Desde os tempos do Real Madrid que Cristiano Ronaldo não fazia balançar tantas vezes as redes adversárias. Aliás, é preciso recuar até 2016 para encontrar um registo de golos melhor (56). Só pelos merengues (excetuando seleção), entre 2009 e 2018, o avançado português marcou um total de 450 golos.

O melhor ano civil de sempre do avançado português foi em 2013, quando chegou aos 69 golos (pelo Real Madrid e seleção nacional) em 59 jogos, numa altura em que parecia impossível repetir os 63 remates certeiros de 2012. Nesse ano, aliás, acabou por conquistar a Bola de Ouro, troféu que premeia o melhor futebolista do ano.

Até aos 41?

Mas, afinal, Ronaldo vai jogar até quando? É a pergunta que ainda nem o próprio sabe responder. "Sexto Europeu [2024 ? Espero bem lá estar, ainda falta bastante tempo. Espero bem não ter problemas. Quando digo problemas estou a falar de lesões ou algum outro problema. Prazo de validade? As pessoas dizem que vou jogar até aos 40 ou 41 anos, eu não meto essas metas. É desfrutar do momento, que é bom. Sinto-me bem. O corpo está a corresponder aquilo que eu lhe tenho dado nos últimos anos. Estou feliz tanto no meu clube, como na seleção. Tenho feito bastantes golos, sinto-me bem fisicamente. Acho que os objetivos têm de ser definidos a curto prazo e não a longo prazo", referiu.

O contrato de Ronaldo com o Al Nassr é válido até 30 de junho de 2025. Mas notícias postas a circular na Arábia Saudita dão conta de que o avançado português pretende jogar até aos 41 anos e retirar-se apenas depois de disputar o Mundial 2026 ao serviço da seleção nacional. Nesse sentido, é provável que em breve o clube saudita anuncie a renovação de contrato de Ronaldo, um vínculo por mais um ano e meio, por forma a pendurar as chuteiras no início de 2027, a poucos meses de completar 42 anos.

Diário de Notícias
www.dn.pt