Neemias Queta prepara-se para marcar mais dois pontos.
Neemias Queta prepara-se para marcar mais dois pontos.FOTO: EPA/Jorge Zapata

Portugal surpreende e vence Espanha no primeiro jogo de preparação para o Eurobasket

Com Neemias Queta como melhor marcador da partida, a seleção nacional venceu (76-74) pela primeira vez a atual campeã da Europa.
Publicado a
Atualizado a

A seleção nacional de basquetebol venceu esta terça-feira, 5 de agosto, a campeã europeia em título Espanha por 76-74, no primeiro encontro de preparação para a face final do Campeonato da Europa de 2025.

Trata-se de um triunfo histórico da equipa treinada por Mário Gomes, que contou com Neemias Queta inspirado com 17 pontos, que o colocaram como o melhor marcador da partida.

Numa partida disputada na cidade espanhola de Málaga, Portugal perdia ao intervalo por 44-31, tendo depois feito um segundo tempo de grande nível que lhe permitiu vencer pela primeira vez a vizinha Espanha.

A equipa portuguesa volta a jogar na quinta-feira, também em Málaga, mas frente à seleção B de Espanha B, enquanto no domingo defronta a Argentina, em Madrid.

Estão ainda marcados jogos de preparação em Braga com a Islândia (15 de agosto) e Suécia (16), e em Sines com o Sporting (21).

Em 24 de agosto, Portugal parte para Riga, onde irá disputar o Grupo A, defrontando República Checa (27), Sérvia (29), Turquia (30), Letónia (1 de setembro) e Estónia (3). Para chegar aos oitavos de final, a seleção nacional terá de ficar num dos quatro primeiros lugares.

A seleção nacional conta três participações na fase final, tendo sido 15.ª, entre 18 equipas, em 1951, em França, edição que jogou por convite, nona, entre 16, em 2007, em Espanha, e 21.ª, entre 24, com o pleno de cinco derrotas, em 2011, na Lituânia.

A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro.

*Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt