O’Connor escapou a Roglic e João Almeida e é o novo líder confortável da Vuelta
CRISTINA QUICLER / AFP

O’Connor escapou a Roglic e João Almeida e é o novo líder confortável da Vuelta

Numa etapa que começou num supermercado, o australiano fugiu a todos e ficou com a camisola vermelha e tem mais de quatro minutos de avanço sonbre os ciclistas esloveno e português.
Publicado a
Atualizado a

Ben O’Connor conquistou esta quinta-feira a camisola vermelha, símbolo da liderança da Volta a Espanha, depois de uma etapa, a sexta, que começou num supermercado de Jerez de la Frontera e terminou no Alto de las Abejas, em Yunquera.

O ciclista australiano  da Decathlon AG2R La Mondiale cortou a meta com 6,31 minutos de vantagem sobre Primoz Roglic (Red Bull - BORA-hansgrohe) e João Almeida (UAEEmirates), que à partida para a tirada eram primeiro e segundo da classificação geral. Consequência? O esloveno caiu para segundo a 4,51 minutos, enquanto o português passou para o terceiro lugar com um atraso de 4,59 minutos.

Numa etapa com apenas 185 quilómetros poucos seriam aqueles que previam tantas mudanças na geral, mas a verdade é que ainda antes da primeira montanha do dia, em Puerto del Boyar, ao quilómetro 73, eis que Clément Berthet (AG2R La Mondiale), Pelayo Sanchez (Movistar) e Cristian Rodriguez (Arkéa-B&B Hotels) iniciaram uma fuga, à qual se juntaram depois outros dez, um dos quais O’Connor.

No pelotão o ritmo era baixo e, como consequência, a distância foi aumentando, até que a 27,5 quilómetros da meta, instalada numa contagem de montanha de terceira categoria, Ben O’Connor escapou aos restantes companheiros de fuga para vencer a sua primeira etapa na Vuelta, repetindo um feito alcançado no Tour (2021) e no Giro (2020). 

O novo líder da Vuelta gastou menos 4,33 minutos que o italiano Marco Frigo (Israel-Premier Tech) e 5,12 que o alemão Florian Lipowitz (BORA-hansgrohe), que cortaram a meta em segundo e terceiro, respetivamente. 

O australiano de 28 anos intrometeu-se agora entre os favoritos à conquista na Vuelta. Roglic e João Almeida têm agora de destroná-lo, sendo que o português tem responsabilidade acrescida pois o seu companheiro de equipa Adam Yates sofreu uma queda e perdeu muito tempo, estando agora a 9,10 minutos do líder.

Esta sexta-feira parte para a estrada a sétima etapa da Vuelta, que terá 180,5 quilómetros entre Archidona e Córdoba. Prevê-se um dia mais calmo, até porque há apenas uma contagem de montanha de segunda categoria, a 26 quilómetros da meta.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt