Mundial de Clubes: FC Porto com Palmeiras, Inter Miami e Al Ahly; Benfica com B. Munique, Boca Juniors e Auckland City
Já estão definidos os oito grupos do Mundial de Clubes, a nova competição da FIFA que se vai realizar no verão, nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. Benfica e FC Porto são os dois representantes portugueses entre os 32 clubes.
O FC Porto ficou integrado no Grupo A juntamente com Palmeiras (treinado por Abel Ferreira), Inter Miami (clube norte-americano onde joga Lionel Messi) e Al Ahly (Egito).
Já o Benfica vai medir forças no Grupo C com Bayern Munique, Boca Juniors e Auckland City, da Nova Zelândia.
GRUPO A
Palmeiras (Brasil)
FC PORTO (Portugal)
Inter Miami (EUA)
Al Ahly (Egito)
GRUPO B
Paris Saint-Germain (França)
Atlético Madrid (Espanha)
Botafogo (Brasil)
Seattle Sounders (EUA)
GRUPO C
Bayern Munique (Alemanha)
BENFICA (Portugal)
Boca Juniors (Argentina)
Auckland City (Nova Zelândia)
GRUPO D
Flamengo (Brasil)
Chelsea (Inglaterra)
Club León (México)
Esperance Tunis (Tunísia)
GRUPO E
River Plate (Argentina)
Inter Milão (Itália)
Monterrey (México)
Urawa Red Diamonds (Japão)
GRUPO F
Fluminense (Brasil)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Ulsan (Coreia do Sul)
Mamelodi Sundowns (África do Sul)
GRUPO G
Manchester City (Inglaterra)
Juventus (Itália)
Wydad Casablanca (Marrocos)
Al Ain (Emirados Árabes Unidos)
GRUPO H
Real Madrid (Espanha)
RB Salzburgo (Áustria)
Al-Hilal (Arábia Saudita)
Pachuca (México)
Disputado anualmente desde 2005 pelos seis campeões continentais, mais um clube do país anfitrião, o novo Mundial será quadrienal a partir de 2025, a realizar no final de época europeia, entre 32 emblemas, de cinco confederações, divididos em oito grupos, sendo que os dois primeiros rumam à fase a eliminar, com jogos a uma mão a partir dos oitavos de final.
Dos 32 participantes, 31 apuraram-se com base no desempenho na principal competição continental da sua confederação, de 2021 a 2024, e no ranking da FIFA de dezembro de 2023, enquanto a vaga remanescente ficou para o país anfitrião, os EUA - o escolhido foi o Inter Miami, de Lionel Messi, que venceu a fase regular da MLS, mas perdeu nos playoffs com o Atlanta United e falhou o título de campeão.
Ao todo, vão ser 63 jogos, em 12 estádios, em 11 cidades, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, com a final a ser disputada no MetLife Stadium, em Nova Iorque/Nova Jérsia.
As equipas que vão participar na competição estão obrigadas a utilizar as suas equipas mais fortes por imposição da FIFA, sob pena de receberem sanções disciplinares. "A legitimidade decorre dos próprios estatutos da FIFA e os clubes filiados nas respetivas federações-membro têm a obrigação de respeitar os regulamentos e os estatutos da FIFA", disse, à Lusa, Gonçalo Almeida, juiz da Câmara de Agentes do Tribunal de Futebol do organismo.
Os jogos do novo Mundial de Clubes de 2025 vão ser transmitidos em sinal aberto pela DAZN.