Leão Gyökeres a três golos de bater registo de oito anos de carreira
Viktor Gyökeres está a apenas três golos de atingir um feito histórico: marcar mais golos nas quase duas temporadas que leva com a camisola do Sporting do que em toda a sua carreira por todos os clubes que representou desde que se estreou como profissional em 2015 - um total de 92.
O hat-trick apontado no sábado ao Moreirense, o seu terceiro esta temporada e sexto com a camisola dos leões, fez o goleador sueco chegar aos 90 golos pelo Sporting (47 esta temporada e 43 na anterior) contabilizando todas as competições.
Em toda a história dos leões, já 18 futebolistas atingiram a marca dos 90 golos, mas apenas dois o fizeram em menos jogos do que Gyökeres (96): Peyroteo (48 em 1939) e Manuel Soeiro (85 em 1937).
Olhando para a carreira do atacante nórdico, desde que se estreou com 17 anos pelo Brommapojkarna, na II divisão sueca, em 2015, Gyökeres marcou um total de 92 golos até chegar a Alvalade no verão de 2023, ou seja, em oito anos. Não será por isso arriscado prever que muito em breve vai ultrapassar esta marca, ou seja, em apenas duas épocas superar os golos que marcou em oito anos de carreira.
Os golos de Gyökeres até chegar ao Sporting dividem-se da seguinte forma: 25 em três temporadas pelo Brommapojkarna, da Suécia; 16 pelo Brighton, de Inglaterra; 7 pelo St. Pauli, da Alemanha; 1 pelo Swansea, de Inglaterra e 43 pelo Coventry, de Inglaterra.
“Ele era mais um extremo quando chegou. A maior diferença que fizemos foi mudar a posição dele e pô-lo a jogar como ponta-de-lança”, contou recentemente ao site da UEFA o treinador sueco Olof Mellberg, que o orientou no Brommapojkarna.
“Não foi divertido. Enquanto os outros treinavam normalmente, eu estava a treinar sozinho do outro lado do campo, a aperfeiçoar algo tão básico. Foi muito duro, mas levou-me ao nível seguinte”, recordou Gyökeres.
O avançado sueco prepara-se ainda para em breve se isolar como o segundo melhor marcador estrangeiro da história do Sporting, ultrapassando os 93 golos apontados por Bas Dost com a camisola dos leões em três temporadas, mas ainda muito longe dos 172 de Liedson.
E muito provavelmente irá ultrapassar a marca dos 100 golos esta temporada pelo Sporting, pois os leões têm pelo menos mais cinco jogos para realizar até ao final da época (podem ser seis caso atinjam a final da Taça de Portugal).
Esta é mais uma temporada com estatísticas estratosféricas do futebolista nórdico na I Liga portuguesa, onde além de ser o melhor marcador do campeonato com 34 golos, é também o jogador com maior percentagem de golos numa equipa (44%), maior influência em golos (53%), mais bis (5), mais hat-tricks (3), mais pokers (1), mais golos de livre direto (2) e de penálti (12).
Gyökeres tem neste momento mais do dobro dos golos (34) do 2.º melhor marcador do campeonato, o portista Samu (16). Mesmo sem penáltis, o avançado do Sporting continuava a ser o artilheiro com 22 golos, mais seis do que o espanhol dos dragões.
Arsenal e Chelsea na corrida
Esta será muito certamente a última temporada de Gyökeres em Alvalade e tudo indica que o futuro passa pela Premier League, com dois clubes à cabeça, ambos de Londres: Arsenal e Chelsea.
O avançado tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, mas existe uma espécie de pacto de cavalheiros com a SAD do Sporting no sentido de o atacante poder deixar o clube caso chegue uma proposta entre os 70 e os 75 milhões de euros.
William Gallas, antigo jogador e capitão do Arsenal, falou recentemente da possibilidade de o sueco se juntar ao clube londrino. “O Arsenal continua com o mesmo problema, precisa de um avançado que marque mais de 20 golos por época. O Gyökeres ultrapassou esses números na liga portuguesa, mas na Premier League as coisas podem ser diferentes, por isso seria um grande desafio para ele. O Gyökeres teria aqui um nível de responsabilidade que nunca teve antes na carreira”, analisou Gallas.
Resta dizer que nas 10 principais ligas europeias ninguém bate Gyökeres em golos apontados ao serviço de clubes. O sueco soma 47 em todas a competições e tem já a uma distância considerável para Robert Lewandowski, do Barcelona, que soma 40 golos. Seguem-se Harry Kane, do Bayern Munique, com 36, e Mbappé (Real Madrid), Dembelé (PSG) e Salah (Liverpool) todos com 32.