Lando Norris começou da melhor forma o Grande Prémio do Brasil.
Lando Norris começou da melhor forma o Grande Prémio do Brasil.EPA/ISAAC FONTANA

Lando Norris vence corrida sprint no Brasil. Verstappen penalizado. Qualificação adiada

Esta foi a primeira vitória de Norris nas sprints, colocando ponto final a seis vitórias consecutivas de Verstappen nestas provas mais curtas. A qualificação para o Grande Prémio deste domingo foi adiada devido ao mau tempo.
Publicado a
Atualizado a

A chuva que se abateu sobre São Paulo obrigou ao adiamento por um dia da qualificação para o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, a 21.ª das 24 provas da temporada, e que se realizará este domigo. Assim, só se saberá a grelha de partida no próprio dia da prova.

O que foi possível realizar, horas antes, foi a corrida sprint. Esta foi ganha pelo piloto britânico Lando Norris (McLaren), que ao fim do dia recuperou mais três pontos ao líder do campeonato do Mundo, o neerlandês Max Verstappen, que não apenas terminou na terceira posição como ainda caiu para quarto depois de ser penalizado em cinco segundos (ler mais a baixo).

Norris, que largou do segundo lugar da grelha, aproveitou a ajuda do companheiro de equipa, o australiano Oscar Piastri (McLaren), que o deixou passar a três voltas do final, para vencer com 0,593 segundos de vantagem sobre o australiano e 1,497 sobre Max Verstappen (Red Bull), que foi terceiro.

O piloto neerlandês largou da quarta posição da grelha, mas, na volta 14 das 24, ultrapassou o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que era terceiro.

Ainda tentou ir no encalço do duo da McLaren, mas a desistência do alemão Nico Hulkenberg (Haas), a três voltas do final, com problemas mecânicos, obrigou a direção de corrida a introduzir o safety car virtual até à última volta, limitando o tempo disponível para recuperar.

"Foi uma corrida difícil. O ritmo foi bom, mas no DRS é difícil de atacar. Ainda assim, foi promissor, foi bom. Amanhã (domingo) pode chover, vamos ver", disse o neerlandês.

Oscar Piastri dominou toda a prova, mas acabaria por deixar passar o companheiro de equipa, que está em luta pelo título com Verstappen.

"Foi um bom dia para a equipa, com muitos pontos somados. Aprendemos muita coisa para amanhã. Temos de melhorar algumas coisas", sublinhou.

Lando Norris é que não se esqueceu do gesto do companheiro de equipa.

"Agradeço ao Oscar. Fizemos um grande trabalho como equipa. O Oscar merecia [a vitória], mas fizemos o que tínhamos de fazer", frisou.

Com estes resultados, Max Verstappen continua na frente do campeonato, agora com 368 pontos, contra os 323 de Lando Norris (menos 45), que recuperou dois pontos nesta corrida sprint.

Esta foi a primeira vitória de Norris nas sprints, pondo fim a seis vitórias consecutivas de Verstappen nestas provas mais curtas.

Verstappen penalizado, qualificação adiada

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) perdeu ainda uma posição na corrida sprint do Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, por ter tentado ultrapassar Oscar Piastri (McLaren) durante o período de 'safety car'.

Verstappen, que inicialmente terminou na terceira posição, foi penalizado em cinco segundos e, com isso, despromovido para o quarto lugar, por troca com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), por ter tentado, sem sucesso, ultrapassar Piastri momentos antes de a sinalização do 'safety car' virtual se ter apagado.

O neerlandês foi penalizado com cinco segundos por ter sido 0,63 segundos mais rápido do que o tempo mínimo exigido para circular em condições de 'safety car' virtual.

Desta forma, Verstappen perdeu um ponto no campeonato e viu a sua vantagem para Lando Norris (McLaren), que venceu a corrida sprint, baixar de 45 para 44 pontos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt