Desporto
26 agosto 2021 às 18h03

Bayern, Barça, Atlético, Liverpool... Tantos tubarões na costa portuguesa

Sporting terá ficado mais satisfeito com o sorteio do que Benfica e FC Porto. Mas todos eles vão ter de medir forças com dois campeões europeus nos respetivos grupos.

David Pereira

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que se realizou ontem em Istambul, na Turquia, terá deixado o Sporting um pouco mais satisfeito do que o Benfica e principalmente que o FC Porto.

Os campeões nacionais, que tiveram estatuto de cabeça-de-série, vão ter pelo caminho uma das equipas mais simpáticas (ou uma das menos antipáticas...) do pote 2, o Borussia Dortmund de Raphaël Guerreiro, Axel Witsel e do goleador norueguês Erling Haaland, ontem eleito melhor avançado da época passada para a UEFA. Os holandeses do Ajax e os turcos do Besiktas, dos ex-sportinguistas Labyad e Valentin Rosier, respetivamente, completam o grupo C.

Vida mais difícil, em teoria, terá o Benfica, alojado no mesmo agrupamento que o Bayern Munique, campeão europeu em 2019-20, e o sempre intimidante Barcelona, agora já sem Lionel Messi, mas com um ex-treinador encarnado no comando técnico, Ronald Koeman. O Dínamo Kiev, clube que formou o agora benfiquista Yaremchuk, é a quarta equipa do Grupo E.

Já o FC Porto está mergulhado num autêntico mar de tubarões, juntamente com o Atlético Madrid de João Félix, Felipe e Herrera, o Liverpool de Diogo Jota e o AC Milan de Rafael Leão e Ibrahimovic.

A fase de grupos vai proporcionar a reedição de confrontos do passado, alguns dos quais que marcaram a história do futebol português.

Benfica e Barcelona, por exemplo, já se defrontaram numa final da Taça dos Campeões Europeus, em 1960-61, num encontro em que as águias conquistaram o seu primeiro título europeu. Também na memória dos adeptos estará um duelo com os catalães nos quartos de final da Champions em 2005-06, em que depois de um empate a zero na Luz, o Barça venceu por 2-0 em Camp Nou, numa partida em que o guarda-redes Moretto defendeu um penálti de Ronaldinho.

Os jogos entre Benfica e Bayern também vão reeditar confrontos que já tiveram por duas vezes lugar nos quartos de final da Champions, em 1975-76 e 2015-16, com o desfecho a ser sempre favorável aos bávaros. Menos mediáticas foram as partidas diante do Dínamo Kiev, com três vitórias encarnadas e uma derrota - num jogo que Rui Águas partiu a perna - na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Por outro lado, FC Porto e AC Milan vão reeditar a Supertaça Europeia de 2003, vencida pelos milaneses, mas também os dois escaldantes jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões em 1996-97, que culminaram com uma surpreendente vitória portista em San Siro e um empate com direito a cabeçada de George Weah a Jorge Costa nas Antas.

Diante do Atlético Madrid, o histórico é equilibrado: os dragões levaram a melhor nos oitavos de final em 2008-09 e na fase de grupos em 2009-10, ao passo que os colchoneros tiveram supremacia na primeira eliminatória da Taça das Cidades com Feiras em 1963-64 e na fase de grupos da Champions em 2013-14.

Bem menos favorável é o passado entre os azuis e brancos e o Liverpool, uma vez que a equipa portuguesa nunca ganhou aos reds em oito jogos oficiais (três empates e cinco derrotas).

Menos vasto é o número de confrontos entre o Sporting e as outras três equipas que ficaram inseridas no Grupo C: duas derrotas em dois jogos diante do Borussia Dortmund, duas vitórias em dois encontros frente ao Ajax e uma vitória e um empate com o Besiktas também em duas partidas.

Se o Grupo B, do FC Porto, pode ser considerado o grupo da morte, por incluir três antigos campeões europeus e um Atlético Madrid que é candidato a chegar longe na prova, um dos jogos grandes da fase de grupos vai acontecer no Grupo A, entre o Paris Saint-Germain de Lionel Messi e o Manchester City de Pep Guardiola, duas figuras do grande Barcelona do tiki-taka.

Cristiano Ronaldo, se continuar na Juventus, vai defrontar o campeão europeu Chelsea e terá também pela frente os mais modestos Malmö e Zenit. No entanto, o internacional português tem sido apontado ao... Manchester City.

O arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões está previsto para os dias 14 e 15 de setembro. A 6.ª e última jornada está agendada para 7 e 8 de dezembro. A final, marcada para 28 de maio de 2022, vai jogar-se no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, na Rússia.

Grupo A: Manchester City, Paris Saint-Germain, Leipzig e Club Brugge;

Grupo B: Atlético Madrid, Liverpool, FC PORTO e AC Milan;

Grupo C: SPORTING, Borussia Dortmund, Ajax e Besiktas;

Grupo D: Inter de Milão, Real Madrid, Shakhtar Donetsk e Sheriff;

Grupo E: Bayern Munique, Barcelona, BENFICA e Dínamo Kiev;

Grupo F: Villarreal, Manchester United, Atalanta e Young Boys;

Grupo G: Lille, Sevilha, Salzburgo e Wolfsburgo;

Grupo H: Chelsea, Juventus, Zenit e Malmoe.