Morreu Tom Wilkinson, o premiado ator britânico de "Full Monty"

Ator, que foi nomeado duas vezes para o Óscar, tinha 75 anos.
Publicado a
Atualizado a

O ator britânico Tom Wilkinson, nomeado por duas vezes aos Óscares e conhecido por ter participado em filmes como The Full Monty e O Exótico Hotel Marigold, morreu este sábado, aos 75 anos, informou a família.

Foi Nomeado por duas vezes para o Óscar, pelo desempenho em Michael Clayton- Uma Questão de Consciência e Vidas Privadas.

Aa marcante participação no filme The Full Monty, em 1997, valeu-lhe um Bafta. O desempenho de Wilkinson no papel de Gerald foi revisitado 26 anos depois pelo próprio na série de streaming da Disney+.

Com mais de 130 filmes e séries gravadas, Wilkinson sentia-se tão confortável em dramas de época como Razão e Sensibilidade, de 1995, quanto no papel de génio do crime em filmes como Hora de Ponta ao lado de Jackie Chan, O Grande Hotel Budapeste e Rapariga com Brinco de Pérola.

Além das duas nomeações para os Óscares e das seis nomeações para os Bafta, venceu um Emmy com o papel de Benjamin Franklin na minissérie John Adams (2008) e uma indicação ao Emmy como Joe, pai de John F. Kennedy, em Os Kennedys (2011). Também interpretou o presidente Lyndon B Johnson em Selma (2014).

Nascido em Leeds em 1948, encontrou a sua vocação aos 18 anos, quando foi convidado para dirigir uma peça. "Pela primeira vez na minha vida, comecei a fazer algo que sabia fazer. Percebi que não eram necessariamente apenas esses tipos de classe média do sul que se tornavam atores; poderiam ser pessoas como eu. E nunca mudei de ideia", confessou numa entrevista onde reviveu os primeiros passos no teatro.

Foi para Royal Academy of Dramatic Art (Rada) e andou entre o teatro e a televisão até descobriri o cinema com na minissérie Primeiro entre Iguais, baseada no romance best-seller de Jeffrey Archer. Foi aí que conheceu aquela que viria a ser a sua mulher, a também atriz Diana Hardcastle. Juntos tiveram duas filhas (Alice e Molly) e interpretaram um casal em Os Kennedys e no filme de ação Good People (2014).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt