Bimbo vende Panrico à dona da Cuétara
O grupo Bimbo vai vender à Adam Foods, proprietária de marcas como Cuétara ou Filipinos parte dos ativos relacionados com os produtos Panrico em Espanha, Andorra e Portugal, como é o caso da unidade de produção em Gulpilhares.
O grupo Bimbo, que o ano passado assinou um acordo preliminar com a Oaktree, fundo de capital de risco americano, para comprar a Panrico, modificou agora o contrato para adquirir 100% da empresa. Na operação original só estava prevista a aquisição do negócio de pão doce, como as marcas Donuts e Bollycao.
O negócio com a Adams Food prevê a venda da marca Panrico, mas também das licenças de comercialização em Itália, Alemanha e França e das fábricas em Portugal (Gulpilhares) e na Gran Canária (Teror).
A operação está, ainda, sujeita à aprovação pelas autoridades de concorrência, bem como de decisão favorável do Supremo Tribunal sobre a impugnação da validade do programa de reestruturação de pessoal da Panrico em Espanha.
O objetivo é concluir a venda durante o segundo semestre deste ano, operação que marcará a entrada da Adam Foods no sector do pão de forma embalado, reforçando a sua posição no negócio alimentar e ampliando o seu portfólio de produtos e marcas em Espanha, Portugal e Andorra.
A Adam Foods é um grupo especializado na produção e comercialização de biscoitos, tortas, mel, e produtos de pastelaria e é líder, em Espanha e Portugal, no sector dos biscoitos com marcas como a Cuétara, Chiquilín, Filipinos, Dinosaurus, Campurrianas e Artiach.
A empresa, que também tem marcas como a Granja San Francisco (mel), Phoskitos (massa) ou La Piara (patés), fechou 2015 com um volume de 340 milhões de euros. Conta com mais de 1.200 trabalhadores e sete fábricas: seis em Espanha (País Basco, Cantábria, Madrid e Catalunha) e uma em Portugal (Pombal).
Segundo a imprensa espanhola, que aponta fontes da Adam Foods, a faturação da Panrico em Espanha, Portugal e Andorra é de cerca de 65 milhões de euros.