Marion Cotillard, uma mãe dos infernos

Filme de lusodescendente protagonizado por Cotillard é uma das grandes desilusões do festival. Já o chinês Jia Zhangke inova
Publicado a
Atualizado a

Era um dos filmes mais esperados da secção Un Certain Regard, Gueule d"Ange, da lusodescendente Vanessa Filho, fotógrafa e videoasta consagrada em França. Um filme com "tema": a maternidade falhada e com uma estrela: Marion Cotillard. Uma primeira obra que nos conta o calvário de uma criança de 8 anos que é negligenciada pela sua mãe, uma alcoólica noctívaga da Riviera Francesa. Ou seja, Marion em exercício extremo com uma personagem desagradável: uma mãe que não cuida da filha e que a leva para a noite, tornando a menina numa dependente de álcool.

Gueule d"Ange é seguramente uma das grandes desilusões do festival até à data, mesmo com um tour de force de Cotillard sem nada a repreender. O que falta ao filme é um gancho de cinema que o eleve perante o seus tiques e maneirismos de melodrama psicologizante. O olhar "fotográfico" da realizadora não nos agarra e sente-se que estas histórias de traumas de maternidade estão cada vez mais parecidas umas com as outras. E tudo é sempre muito monocórdico, mesmo quando vemos a menina perdida na cidade alcoolizada. Monocórdico e manipulado...

Na competição, o cineasta chinês Jia Zhangke regressa a Cannes com Ash Is Purest White, história de amor ao longo de mais de 20 anos numa China em transformação. Um casal que se apaixona, separa-se e volta a juntar-se nos bastidores da máfia dos jogos ilegais.

Sem o impacto de choque de China - Um Toque de Pecado, Jia Zhangke filma na perfeição as entranhas de uma China perdida nos labirintos da sua transformação, dando vida a personagens capazes de tudo para sobreviver. Pode ser também visto como um guia sobre como perder as ilusões. É terrivelmente triste e está apresentado como uma possibilidade de um novo método romanesco chinês.

Ash Is Purest White está já adquirido para Portugal pela Midas Filmes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt