CCB celebra um ano de exposições de arquitetura

'África - Visões do Gabinete de Urbanização Colonial (1944-1974)' é inaugurada no sábado, dia 7, assinalando o primeiro aniversário da Garagem Sul, espaço dedicado a exposições de arquitetura no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

"Esta exposição vem inaugurar a abordagem histórica e trazer à programação uma dimensão investigativa mais forte", afirma Dalila Rodrigues ao DN a propósito da nova exposição da Garagem Sul, misto de celebração e arranque de uma nova etapa na vida da galeria, segundo Dalila Rodrigues, administradora do Centro do Cultural de Belém.

"Faz todo o sentido iniciarmos esta nova abordagem e linhas de programação", considera a historiadora de arte. "Consideramos importante que instituiçoes culturais como o CCB deem visibilidade a projetos científicos", acrescenta Dalila Rodrigues.

'África - Visões do Gabinete de Urbanização Colonial (1944-1974)' parte de um trabalho de um trabalho de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tem curadoria de Ana Vaz Milheiro (com Ana Cannas e João Vieira) e projeto de arquitetura de Paulo Tormenta Pinto. "O CCB pode e deve ampliar o efeito de projetos de investigação", acrescenta.

A Garagem Sul abriu no dia 7 de dezembro de 2012, reaproveitando um parque de estacionamento não usado do Centro Cultural de Belém. Segundo Dalila Rodrigues, passaram 20 mil pessoas pela galeria, "um espaço que não exisita", 20 mil visitantes. "Hoje é a galeria nacional de arquitetura", sublinha.

A exposição 'África - Visões do Gabinete de Urbanização Colonial (1944-1974)' pode ser vista até 28 de fevereiro de 2014. De terça a domingo, das 10.00 às 18.00. A entrada custa 2 euros.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG