Zeca do Rock morreu hoje no Brasil

O músico Zeca do Rock, pioneiro do rock português e o primeiro em Portugal a gravar um "yeah" numa música, morreu hoje no Brasil, onde vivia há cerca de 30 anos, disse amigo do cantor.
Publicado a
Atualizado a

De acordo com a mesma fonte, o músico, que faria 69 anos a 29 de dezembro, estava hospitalizado e acabou por morrer na sequência de uma pneumonia viral.

Zeca do Rock, nome artístico de José das Dores, foi dos primeiros rockers portugueses e o primeiro em Portugal a gravar um "yeah" (uma das principais características vocais do rock 'n' rol), em 1961, no tema "Sansão foi Enganado", de acordo com o blogue "Ié-Ié".

Twist para Dois (1963)

[youtube:5fywQNBi9dc]

Quarenta e seis anos depois de ter sido gravado, em 2007, o tema "Sansão foi Enganado" regressou às rádios nacionais numa versão do grupo de Coimbra Bunny Ranch.

Na altura, Zeca do Rock falou com a Lusa e fez um balanço da carreira musical, tendo considerado "sensacional" a nova versão da música.

Zeca do Rock - Entrevista 08-07-2006 no Brasil

[youtube:H91OPfWZu3o]

Disse igualmente que, mais do que ter ficado agradado com a versão da música, ficou surpreendido por Portugal ainda se lembrar de Zeca do Rock.

Zeca do Rock nasceu em Lisboa em 1943 e a sua grande oportunidade surgiu em 1959, quando participou no programa "Bom Dia", na Rádio Renascença, numa rubrica de novos talentos.

O serviço militar obrigatório, em 1965, obriga-o a interromper a carreira musical e leva-o à Guiné-Bissau, onde formou um conjunto de rock que chegou a atuar em alguns quartéis.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt