Visconti ganha etapa nos Alpes, Nibali mantém a rosa

O italiano da Movistar venceu isolado a 15.ª etapa do Giro, com chegada ao Col du Galibier em homenagem ao falecido Marco Pantani. Vincenzo Nibali manteve a diferença para os seus adversários diretos e conservou a camisola rosa.
Publicado a
Atualizado a

Giovanni Visconti, ciclista que representa a Movistar do português Rui Costa, chegou sem qualquer oposição, após longa fuga, à meta situada no Col du Galibier em plenos Alpes franceses. A etapa começou ainda em Itália, em Cesana Torinense, e estava prevista uma distância total de 149 km até ao topo do Monte Cenis, mas os organizadores, devido à intensidade com que a neve caía no cume, decidiram encurtar o percurso em 4.25 quilómetros.

O colombiano Carlos Betancur (AG2R) cruzou a meta pela terceira vez nesta edição no segundo posto, a 42 segundos do vencedor. Após Betancur chegou um grupo de três atletas, composto, respetivamente, pelos polacos Przemyslaw Niemec (Lampre), Rafael Majka (Saxo-Tinkoff) e Fabio Duarte (Colombia), também colombiano, a 47 segundos.

Os cinco primeiros classificados da geral ocuparam as posições seguintes, do sexto ao décimo lugar, finalizando a tirada a 54 segundos de Visconti. Assim, a classificação geral mantém-se inalterada. Vicenzo Nibali (Astana) conservou a camisola rosa, seguindo-se Cadel Evans (BMC) a 1.26 minutos, Rigoberto Uran (Sky) a 2.46, Mauro Santambrogio a 2.47 e Michele Scarponi (Lampre) a 3.53.

Nota ainda para homenagem da organização ao malogrado Marco Pantani, que há 15 anos triunfou no Galibier. De facto, em 1998, o Pirata desferiu um poderoso ataque que praticamente o conduziu à vitória no Tour, que viria a juntar ao Giro que já tinha ganho dois meses antes. Desde então, nenhum outro ciclista conseguiu vencer duas grandes voltas na mesma temporada.

Esta segunda-feira o pelotão cumprirá o segundo dia de descanso, regressando na terça-feira às estradas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt