Esta abordagem educativa "entende a criança como um todo", afirma a coordenadora do curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), Lúcia Magueta, ao acrescentar que "os professores trabalham os alunos dentro desse entendimento, considerando as experiências vividas, os aspetos físicos, cognitivos, emocionais e a sua identidade"..Para a docente, esta abordagem é ensinada no curso da ESECS, procurando que "futuros profissionais de educação percebam um pouco a importância das crianças na escola", pois "as aprendizagens devem aparecer contextualizadas e integradas dentro daquilo que é a vivência do aluno e do que tem sentido para ele"..Lúcia Magueta defende que se deve "considerar a preparação dos alunos, os seus interesses e o seu perfil de aprendizagem para se poder fazer a diferenciação pedagógica e construir com cada aluno um percurso de aprendizagem".."O trabalho dos professores não é muito fácil, sobretudo se tiverem uma preocupação de diferenciação pedagógica atendendo a todos os alunos que têm na sua sala, olhando-os como indivíduos singulares que têm experiências e interesses próprios e diferentes níveis de preparação", constata a docente doutorada em Educação..A abordagem holística vai "colocar o professor num canal de comunicação com os alunos, o que os pode motivar para o sucesso e para a aprendizagem".."O último fim é sempre proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem que sejam significativas para eles e que lhes permitam ampliar o conhecimento acerca daquilo que os rodeia. Quando olhamos à nossa volta, aquilo que constitui o meio que nos rodeia não está separado. Vemos as áreas de conhecimento a comungarem todas juntas para conseguirmos compreender o que se passa", sublinhou Lúcia Magueta..A docente lembrou que o "fim último da educação é preparar os alunos para lhes proporcionar boas experiências de aprendizagem e motivação, para que sintam que têm um papel importante enquanto membros da sociedade, que vão poder contribuir para que esta sociedade evolua e que quanto mais conhecimento têm mais preparados para o futuro estão para construírem um projeto de vida"..A educação holística "também privilegia muito as relações interpessoais e o modo como se pode crescer na relação com os outros"..Lúcia Magueta afirmou que esta abordagem pode ser usada em qualquer grau de ensino, porque se trata "do modo como se posiciona o pensamento pedagógico do professor e a forma como seleciona metodologias".."Os professores ou educadores ao posicionarem o seu trabalho nesta visão da educação vão estruturar o seu pensamento pedagógico para a ação. O currículo pode ser desenvolvido sempre tendo em conta o aluno como um todo e com base nas suas experiências anteriores", insiste..Sob o tema "O currículo na Educação Pré-Escolar", vários profissionais e académicos vão participar no 1.º Encontro Regional de Leiria, no sábado, a partir das 09:15, na ESECS, para debater as abordagens multidisciplinares da educação pré-escolar..O encontro inicia com a apresentação da temática "A educação artística na infância - o que se diz e o que se faz", seguindo-se o debate sobre o papel do educador no desenvolvimento matemático das crianças..A manhã termina com a "Abordagem holística em educação de infância". À tarde, o programa prevê o planeamento das atividades pedagógicas e as perspetivas das crianças em contexto de sala.