Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis substituem iluminação pública
As duas intervenções são autónomas, mas irão decorrer em simultâneo nos dois concelhos, com o de Vale de Cambra a substituir 1.063 focos de luz e o de Azeméis 1.574.
António Alberto Gomes, vice-presidente da Câmara de Vale de Cambra, adiantou à Lusa que a operação vai concentrar-se nos dispositivos existentes no centro da cidade e "irá custar 316.000 euros".
Esse investimento deverá ser recuperado num prazo aproximado de cinco anos, já que a substituição das luminárias tradicionais por LED "vai garantir à autarquia uma poupança anual na ordem dos 65.000 euros".
Já em Oliveira de Azeméis, a intervenção destinada a aumentar a eficiência energética da rede de iluminação pública está orçada em 253.684 euros e a estimativa da Câmara é que a alteração assegure uma poupança anual da ordem dos 88.000 euros - pelo que o investimento deverá ser recuperado em 36 meses.
Nesse concelho, a operação irá decorrer até março de 2019 e, segundo o presidente da Câmara Municipal, visa substituir lâmpadas "obsoletas e com mais de 10 anos por equipamentos mais eficientes e economicamente mais vantajosos".
Joaquim Jorge Ferreira realça, aliás, que esse procedimento envolve três outras grandes vantagens além da poupança económica mais imediata: implica "uma melhoria significativa da iluminação pública do Município", representa "ao fim de 12 anos uma poupança acima de um milhão de euros" e, do ponto de vista ambiental, traduzir-se-á anualmente em menos "203 toneladas de emissões de dióxido de carbono" para a atmosfera.