Vai comprar um iPhone X? Saiba as hipóteses de ele se partir (e se é fácil de reparar)

Testes analisaram também se o último telemóvel da Apple é de fácil reparação e aí as conclusões foram melhores
Publicado a
Atualizado a

O iPhone X é o iPhone mais frágil lançado até agora. É esta a conclusão de uma empresa que testou a resistência do novo telemóvel da Apple, lançado para celebrar os dez anos do primeiro smartphone da marca.

Tendo em conta que o aparelho custa cerca de 1000 euros, é importante saber a resistência do mesmo, bem como custos associados a uma possível reparação, defende a empresa, que oferece seguros para aparelhos eletrónicos. Foi para avaliar estes parâmetros que a SquareTrade lançou mãos à obra, neste caso ao telemóvel.

Como é possível ver no vídeo, o telemóvel foi colocado em várias situações e simulações, tendo recebido uma classificação pouco favorável. De 0 a 100, sendo 100 a probabilidade máxima de um dispositivo se partir num acidente, o iPhone X tem 90.

"Era expectável pagar-se um preço mais elevado por um telemóvel tão bonito como iPhone X. Infelizmente para os consumidores, o preço final pode ser bem superior aos cerca de 1000 euros que investem inicialmente. Apesar de a Apple dizer que este é o vidro mais resistente de sempre de um smartphone, o iPhone X é o iPhone mais frágil que testámos até agora. A fragilidade do iPhone X, juntamente com os quase 500 euros que a Apple cobra por reparações, tornam-no num modelo de risco elevado", afirmou Jason Siciliano, vice-presidente global da direção criativa da SquareTrade.

Do lado do site iFixit, que testa os aparelhos para avaliar se são ou não fáceis de reparar, o iPhone leva nota 6, numa escala de 0 a 10, sendo 10 um telemóvel que é fácil de reparar.

O site especializado aponta várias características, umas positivas e outras desagradáveis.

A bateria e o display continuam a ser uma prioridade e o ecrã rachado não estraga o hardware do reconhecimento facial. Isto são pontos positivos.

O uso de parafusos é preferível à cola, mas são necessárias ferramentas específicas, e o que permite ao telemóvel ser à prova de água pode atrapalhar algumas reparações.

O que o site assume como pontos negativos são os vários cabos que ligam componentes que não são relacionados, bem como o facto de o vidro na dianteira e traseira do aparelho dobrar o perigo de o telemóvel quebrar em caso de acidente.

Os antecessores iPhone 8 e iPhone 8 Plus também tiveram nota 6. No entanto, as notas da concorrência são piores: o Samsung Galaxy Note 8, por exemplo, obteve nota 4.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt